Na tarde de 13 de maio de 1981, João Paulo II sofreu um atentado na Praça São Pedro, no Vaticano, onde dez mil pessoas estavam presentes. O pontífice foi atingido por três tiros – no abdômen, no braço e na mão esquerda –, quando cumprimentava os fiéis.
Dois anos e sete meses depois de ser baleado em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa João Paulo II realizou um dos gestos mais marcantes de seu pontificado: visitou numa prisão em Roma o homem que disparou os tiros contra ele em 13 de maio de 1981.
O papa João Paulo II o sucedeu e 1978 ficou registrado na história da Igreja como “o ano dos três papas”. A morte repentina de João Paulo I levou a vários livros alegando teorias da conspiração envolvendo assassinato e envenenamento.
O autor britânico David Yallop escreveu extensivamente sobre crimes não resolvidos e teorias da conspiração, e em seu livro de 1984 In God's Name sugeriu que João Paulo I morreu porque estava prestes a descobrir escândalos financeiros supostamente envolvendo o Vaticano.
A morte repentina dele surpreendeu o mundo e desencadeou teorias conspiratórias sobre as causas do óbito, como a de que ele teria sido envenenado para não lutar contra a corrupção financeira do Vaticano. Posteriormente, os laudos médicos afirmaram que ele morreu de infarto.
O Papa Leão XI (2 de junho de 1535 - 27 de abril de 1605), nascido Alessandro Ottaviano de Médici, foi chefe da Igreja Católica e governante dos Estados papais de 1 a 27 de abril de 1605. Seu pontificado é um dos mais curtos na história, pois durou menos de um mês.
O papa emérito Bento 16, que morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos, abalou a Igreja Católica em 2013 ao se tornar o primeiro pontífice a renunciar desde a Idade Média. Mas além desse fato histórico, seu papado também foi marcado pelos escândalos associados a milhares de casos de pedofilia dentro da Igreja Católica.
Vitor, o primeiro papa africano. Vitor, o 14° papa da história da Igreja Católica, provavelmente viveu entre os anos de 155 e 199, tendo sido bispo de Roma em sua última década de vida.
Papa Clemente VII (1523-1534) teve um filho bastardo antes que tomou ordens sacras. Algumas fontes identificam-no com Alessandro de Médici, Duque de Florença, mas esta identificação não tenha sido determinada.
É verdade que o senhor mandou queimar Bíblia Protestante e Livro Mórmon?” A resposta foi dada quase que de imediato: “Essa é a orientação de São Pio X no Catecismo Maior.
O Sínodo do cadáver, também conhecido como Julgamento do Cadáver, ou ainda, em latim Synodus Horrenda, foi o episódio do julgamento póstumo do Papa Formoso que se deu na Basílica de São João de Latrão, Roma, em janeiro de 897. Formoso e Estêvão.
O atentado. Quando ele entrou na Praça de São Pedro para discursar para uma audiência em 13 de maio de 1981, João Paulo II foi baleado e gravemente ferido por Mehmet Ali Ağca, um perito atirador turco que era membro do grupo militante fascista Lobos Cinzentos.
O que aconteceu com o cara que tentou matar o papa?
Agca foi preso na hora e condenado à prisão perpétua. Pouco depois da notícia do perdão da justiça italiana, o Vaticano divulgou uma nota informando que o papa estava contente com a decisão. O papa também havia perdoado Agca e chegou até a visitá-lo na prisão. Houve três investigações e dois julgamentos sobre o caso.
Mehmet Ali Ağca (9 de janeiro de 1958) é um assassino de origem turca. Nascido numa família pobre da Turquia, tornou-se conhecido após matar o jornalista de esquerda Abdi İpekçi, em 1 de fevereiro de 1979, e depois tentou assassinar o Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981, após escapar de uma prisão turca.
Deixando de lado a tradição, o corpo do papa João Paulo 2º não foi embalsamado, mas apenas "preparado" para ser visto por centenas de milhares de fiéis, afirmou ontem o Vaticano.
A eleição de Francisco tem sido anunciada como um novo começo para a instituição sitiada, mas Howells oferece uma interpretação incrivelmente diferente: que Francisco será o último papa da Igreja Católica.
Francisco de Paula Victor ou simplesmente Padre Victor (Campanha, 12 de abril de 1827 — Três Pontas, 23 de setembro de 1905), foi um sacerdote do interior do estado de Minas Gerais.
Na tarde de 13 de maio de 1981, João Paulo II sofreu um atentado na Praça São Pedro, no Vaticano, onde dez mil pessoas estavam presentes. O pontífice foi atingido por três tiros – no abdômen, no braço e na mão esquerda –, quando cumprimentava os fiéis.
Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.
Após a demissão, o Vaticano explicou que isso aconteceu devido principalmente a sua velhice, e não por causa de suas condições de saúde que são boas para uma pessoa dessa idade, uma declaração que vai de acordo com o anúncio feito pelo Pontífice.
Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigália, 13 de maio de 1792 – Roma, 7 de fevereiro de 1878), foi papa entre 16 de junho de 1846 e 7 de fevereiro de 1878. É o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro.