Cascudo é a designação comum aos peixes siluriformes da família Loricariidae, também conhecidos como caximbau, acari, acari-bodó, bodó, cari, boi-de-guará e uacari.
O cascudinho apesar de assustador, revela-se um peixe com grande potencial econômico e nutricional. O bodó possui distribuição restrita, é encontrado desde o rio Ucayali, no Peru, até a foz do rio Tapajós, no Pará.
COMO CRIAR PEIXES CAMBOJAS TAMATA CASCUDO FALSO #Fishdanger
O que é bodó?
regionalismo ICTIOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes espécies de peixes de água doce, nativos da América Central e do Sul, que se caracterizam por terem a cabeça grande e achatada e o corpo delgado, revestido de placas ósseas, que inclui espécies também conhecidas por cascudo, uacari, etc.
Apesar da sua aparência que pode causar certa estranheza numa primeira impressão, apresenta uma carne saborosa e livre de espinhos. O cascudo é pouco conhecido em algumas regiões do país e consequentemente pouco consumido, como ocorre na região Sul.
O corpo é intermédio entre o do um tubarão e o de uma raia, com as barbatanas peitorais dando à cabeça a forma de um coração e o resto do corpo alongado, com duas barbatanas dorsais bem desenvolvidas e uma caudal típica da classe, sem espinhos.
O pescador profissional Renan Reginato capturou um peixe de tamanho raro para sua espécie. O Hypostomus sp, mais conhecido como Cascudo Asa Branca, tinha 75 centímetros e 5.120 quilos, o que é raro, segundo especialista em piscicultura ouvido pelo G1.
Alimentação: Ração, algas, pequenos invertebrados, peixes mortos. Comportamento: Pode ser mantido sozinho ou em grupo. Possui uma dieta onívora, se alimentando tanto de algas e outros alimentos de origem vegetal, como carcaças de peixes mortos.
O peixe de água doce chamado Cascudo é conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari. Hypostomus affinis. Sua espécie é distribuída amplamente pela América do Sul, mais especificamente no rio Paraíba do Sul.
O Hoplosternum littorale, popularmente chamado no Brasil de tamoatá (ou a variante tamboatá e ainda caborja ou camborja) é uma espécie de peixe demersal de água doce, com preferência por águas pantanosas, pertencente à família Callichthyidae, ordem Siluriformes.
É o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. A palavra vem do tupi e significa algo como “saída de peixes”, como os índios descreviam esse fenômeno que ocorre com milhares de espécies no mundo inteiro.
Conhecido por ser um eficiente “limpador de vidros” de aquários, o cascudo – também chamado de acari ou peixe-gato –, apesar da aparência jurássica é um peixe dócil e, de quebra, ainda tem uma importância bioeconômica. Cientistas descobriram que ele é capaz, por exemplo, de repovoar com matéria orgânica um rio poluído.
Além das algas nas pedras, ou limo, o cascudo também se alimenta de alimentos secos e tubifex. No entanto, o aquarista deve tomar cuidado para que o Cascudo seja colocado no aquário apenas quando houver a formação do limo, seu principal alimento.
Verdade: A carne do cascudo é conhecida por sua textura macia e delicada, o que o torna um prazer para o paladar. Para saber mais, consulte nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp.
O exemplar mais comum no litoral brasileiro é o badejo-mira (Mycteroperca rubra), que tem manchas claras e irregulares. Nunca é visto em águas com baixa salinidade.
Afinal, chama-se abadejo ou badejo? A verdade é que os dois termos estão corretos. Isso porque trata-se de dois diferentes tipos de peixes. O badejo, como já mencionamos, é muito comum nas costas brasileiras, enquanto o abadejo é um peixe de origem internacional, conhecido como congro rosa ou congrio rosa.