Androide 18 (人造人間18号, Jinzōningen Jū Hachi-Gō), Lazuli (ラズリ) quando ela era Humana é uma personagem no manga Dragon Ball, e nos animes Dragon Ball Z e Dragon Ball GT. Ela é a décima oitava criação androide de Dr. Gero, designada para cumprir a vingança contra Goku.
Na seção especial de perguntas e respostas deste volume, Toriyama finalmente revelou que o nome verdadeiro do Androide 17 é Lápis e o da Androide 18 é Lazúli.
A verdade é que a Andróide 18 nunca precisou se tornar uma humana porque ela sempre foi uma. No passado, quando ainda se chamava Lazuli, ela e seu irmão foram sequestrados pelo Dr. Gero, que conduziu diversos experimentos para aprimorar os seus corpos.
Número 18 Significado Espiritual | Mensagem do Anjo Número 18
Quem é mais forte, 17 ou 18?
“O Dr. Gero deu ao androide 17 capacidades de poder aprimoradas. Ele é muito mais forte que a18 porque seu gerador infinito não foi suprimido e ele foi feito para ser excessivamente poderoso”.
A resposta é bem simples: Androide 18 nunca foi um robô. A moça e seu irmão, Androide 17, foram aprimorados por Dr. Gero quando ainda eram pequenos, ganhando partes cibernéticas, mas seu sistema reprodutivo permaneceu intacto, logo, sua gravidez ocorreu como todas as outras (via Dragon Ball Guru).
Se você acompanhou a história de Goku ao longo dos anos, sabe que Krillin e a Androide 18 se apaixonaram e, como resultado, nasceu Marron, no período de paz após a derrota de Cell – que, ao contrário dos filhos dos outros Guerreiros Z, nunca foi treinada pela mãe ou pelo pai.
Os dois Androides decidem se juntar contra ele, mas Trunks desvia deles, e derruba Androide 17. 18 lança um enorme raio de energia em Trunks, mas ele bloqueia e lança uma enorme onda de energia em 18, dizendo que é para vingar Gohan. Androide 18 é destruída e Trunks mata Androide 17 facilmente.
Dentro da história, o Mestre Kame é o primeiro tutor do protagonista Son Goku e seus amigos Kuririn e Yamcha, bem como o inventor da técnica mais famosa da série, o Kamehameha. Apesar de ser um poderoso lutador, o personagem segue o arquétipo de velho tarado comumente presente nos mangás e animes do gênero shōnen.
O verdadeiro nome do Androide 17 é Lapis, e o de sua irmã, a Androide 18, Lazuli. Juntos, os nomes formam Lapis Lazuli, uma pedra azul do mundo real conhecida por sua cor intensa.
Em Dragon Ball Xenoverse 2, devido às distorções temporais, o Androide 16 foi ativado na linha do tempo alternativa de Trunks do Futuro para ajudar Towa e Mira a causarem mais distorções no tempo. Ele enfrenta Gohan do Futuro mas é derrotado por ele e pelo Guerreiro antes que pudesse criar uma distorção maior.
O número 18 é especial para a cultura judaica e para os cabalistas, pois representa o valor numérico da palavra “chai”, que significa “vivo”. Há também uma importante oração hebraica chamada Shemonê Esrê, que significa “dezoito”, e enumera 18 bênçãos.
Em sua vida adulta, Kuririn desenvolve uma grande vontade de se casar e ela permanece até o último arco do mangá, onde ele se aposenta das lutas e se casa com a Andróide 18.
Do ponto de vista biológico, uma gravidez aos 18 anos é ideal, se a mulher não tem nenhum problema de saúde, ela encontra-se em uma das suas épocas mais altas de fertilidade da vida.
Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.