Fe2O3. 2H2O = os índices 2 no ferro e 3 no óxido indicam as quantidades de elementos. Por ser um composto iônico, as quantidades resultam no cruzamento de cargas. Dessa forma, podemos afirmar que o NOX do ferro é +3, enquanto que o NOX do oxigênio é -2.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Os elementos desse grupo apresentam 3 elétrons no nível mais externo. Com exceção do Tl , eles normalmente utilizam os 3 elétrons para formar três ligações conduzindo ao Nox +3. O Boro possui uma EI elevada e sempre forma ligações covalentes.
Sulfato ferroso é a espécie química que possui o ferro com NOx +2, sendo sulfato o ânion derivado do ácido sulfúrico. Assim, o sulfato ferroso é o FeSO4.
O elemento Chumbo é um metal (íon positivo) da família VIA (família do carbono) que apresenta quatro elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder quatro elétrons. Por isso, seu NOX é +4.
Na molécula Fe3O4, o número de oxidação (Nox) do elemento químico Ferro (Fe) é +2 e +3. Isso ocorre porque a molécula Fe3O4 contém tanto o íon Fe²⁺ (com Nox +2) quanto o íon Fe³⁺ (com Nox +3). A proporção de cada íon é de dois íons Fe²⁺ para um íon Fe³⁺ na molécula.
Para alcançar a estabilidade de octeto (oito elétrons na camada mais externa), o cloro ganha um elétron quando forma íons. Portanto, ele adquire uma carga negativa de -1, que é seu NOX em compostos iônicos como o NaCl.
Partículas de pigmento de óxido de ferro foram sintetizadas usando a lixívia proveniente da biolixiviação da pirita (FeS2). Embora se tenha alcançado concentrações de ferro nessas lixívias de até 20,0g/L, onde, cerca de 12% desse ferro se encontra na forma de Fe3+.
(a)Pro H2CO3, ácido carbônico, a gente tem o carbono, que é ametal da família 4A, e com NOx +4 (sempre, em compostos inorgânicos, o carbono tem NOx +4.
NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3. NO3- tem o oxigênio com nox -2, como são 3 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o N precisa ter nox +5.
Como o H2SO4 é uma substância neutra, a soma dos NOx dos átomos presentes é igual a zero. Sabemos que o hidrogênio tem NOx +1, e como há dois átomos de hidrogênio na molécula, o total de NOx desses átomos é +2. Portanto, a soma dos NOx do hidrogênio é +2. Portanto, o NOx do enxofre (S) na molécula de H2SO4 é +6.
Seu estado de oxidação mais comum é +2, podendo apresentar outros. Tem-se observado estados de oxidação 0, +1 e +3 em complexos, porém são muito pouco característicos.