Sulfato ferroso é a espécie química que possui o ferro com NOx +2, sendo sulfato o ânion derivado do ácido sulfúrico. Assim, o sulfato ferroso é o FeSO4.
Fe2O3. 2H2O = os índices 2 no ferro e 3 no óxido indicam as quantidades de elementos. Por ser um composto iônico, as quantidades resultam no cruzamento de cargas. Dessa forma, podemos afirmar que o NOX do ferro é +3, enquanto que o NOX do oxigênio é -2.
Sendo assim, vou chamar o NOX do enxofre de x, somar os NOX's e igualar a zero, pois não pode sobrar carga. Obs: Não esqueça que o NOX vai multiplicar pelo número de átomos dos seus elementos químicos. O NOX do enxofre em Al2(SO4)3 é +6.
Al2(SO4)3 é a fórmula do Sulfato de Alumínio, que é obtido pela reação entre o ácido sulfúrico (H2SO4) e o hidróxido de alumínio (Al(OH)3), ou entre esse mesmo ácido e o alumínio em sua forma metálica (Al). Ele não tem odor, e sua cor varia entre o branco, o acinzentado e o marrom claro.
Sulfato ferroso é a espécie química que possui o ferro com NOx +2, sendo sulfato o ânion derivado do ácido sulfúrico. Assim, o sulfato ferroso é o FeSO4.
Em Cr2 (SO4)3, o Cr tem nox+3, logo, o nox diminuiu, portanto houve uma redução e assim, o composto K2Cr2O7 será o agente oxidante. Logo, c aumentou o noX , assim, oxidou , logo é considerado o agente redutor será C6H12O6.
2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
Sabe-se que o níquel está presente com número de oxidação +3 e que o oxigênio contribui com carga -8 (sendo o número de oxidação igual a -2 para cada átomo). Logo, o elemento X contribuirá para a molécula com número de oxidação igual a +5.
Na molécula Fe3O4, o número de oxidação (Nox) do elemento químico Ferro (Fe) é +2 e +3. Isso ocorre porque a molécula Fe3O4 contém tanto o íon Fe²⁺ (com Nox +2) quanto o íon Fe³⁺ (com Nox +3). A proporção de cada íon é de dois íons Fe²⁺ para um íon Fe³⁺ na molécula.
Para alcançar a estabilidade de octeto (oito elétrons na camada mais externa), o cloro ganha um elétron quando forma íons. Portanto, ele adquire uma carga negativa de -1, que é seu NOX em compostos iônicos como o NaCl.
Para determinar o NOX do ânion sulfato (SO4-²), basta recordarmos que: O oxigênio possui carga elétrica de -2; O final da equação está determinado pela potenciação, logo, é -2.
Como o H2SO4 é uma substância neutra, a soma dos NOx dos átomos presentes é igual a zero. Sabemos que o hidrogênio tem NOx +1, e como há dois átomos de hidrogênio na molécula, o total de NOx desses átomos é +2. Portanto, a soma dos NOx do hidrogênio é +2. Portanto, o NOx do enxofre (S) na molécula de H2SO4 é +6.
Os médicos sempre prescrevem ingestão de ferro às pessoas anêmicas, mais precisamente de íons Ferro II (Fe2+), que podem ser encontrados em sais de Ferro II (Fe2+SO2-4), que é conhecido popularmente como sulfato ferroso.