Cl2 = Cl apresenta NOX 0 por estar em uma substância simples; NaOH = Na tem NOX +1 por ser da família IA; O apresenta NOX -2 por ser ametal da família VIA, e H tem NOX +1 por estar perto de um ametal mais eletronegativo);
Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1. NaClO3: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na, Cl e O deve ser igual a 0.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Como o H2SO4 é uma substância neutra, a soma dos NOx dos átomos presentes é igual a zero. Sabemos que o hidrogênio tem NOx +1, e como há dois átomos de hidrogênio na molécula, o total de NOx desses átomos é +2. Portanto, a soma dos NOx do hidrogênio é +2. Portanto, o NOx do enxofre (S) na molécula de H2SO4 é +6.
Quais são os valores do NOX para os átomos dos elementos da substância composta e do íon composto?
O cálculo do nox de substâncias simples e compostas (dois ou mais elementos) segue duas regras básicas: A soma dos noxs dos elementos de um composto sempre será igual a zero; A soma dos noxs dos elementos em um íon composto sempre será igual a sua carga.
Nos peróxidos (O2)-2, o Nox do oxigênio é -1: H2O2, Na2O2. No composto fluoreto de oxigênio (OF2), como o flúor é mais eletronegativo, o Nox do oxigênio é +2. 6. A soma dos Nox de todos os átomos constituintes de um composto iônico ou molecular é sempre zero.
O Nox do elemento hidrogênio (H) nas substâncias compostas é geralmente + 1. Ex.: HBr, H2SO4, C6H12O6. Quando o hidrogênio estiver ligado a metal, formando hidretos metálicos, seu nox é -1.
O HCl é uma substância composta e neutra, logo a soma dos nox é igual a zero. Cl → ? OBSERVAÇÃO: um átomo que não se encaixe nas regras (como o Cloro) não precisa ter o mesmo NOX em todas as moléculas. Acima notamos que no HCl o nox do Cloro é -1 , e no HClO, seu nox é +1.
2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
Para alcançar a estabilidade de octeto (oito elétrons na camada mais externa), o cloro ganha um elétron quando forma íons. Portanto, ele adquire uma carga negativa de -1, que é seu NOX em compostos iônicos como o NaCl.
Equação para o nox total: Como a molécula é neutra, a soma dos números de oxidação deve ser igual a zero. Calcular o nox do enxofre: No S O 2 SO_2 SO2, há dois átomos de oxigênio. Assim, a contribuição total do oxigênio é 2 × ( − 2 ) = − 4 2 \times (-2) = -4 2×(−2)=−4.
(a)Pro H2CO3, ácido carbônico, a gente tem o carbono, que é ametal da família 4A, e com NOx +4 (sempre, em compostos inorgânicos, o carbono tem NOx +4.
NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3. NO3- tem o oxigênio com nox -2, como são 3 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o N precisa ter nox +5.
Para determinar o número de oxidação (nox) dos elementos em destaque na fórmula K2MnO4, devemos considerar algumas regras: - O número de oxidação do potássio (K) é sempre +1, pois é um metal alcalino.