2. No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.
O Nox do elemento hidrogênio (H) nas substâncias compostas é geralmente + 1. Ex.: HBr, H2SO4, C6H12O6. Quando o hidrogênio estiver ligado a metal, formando hidretos metálicos, seu nox é -1.
O nitrogênio presente apresenta NOx igual a +5 e esse ânion apresente geometria trigonal plana, conforme mostra a imagem a seguir, a qual representa a fórmula estrutural desse ânion.
Acerto de equações redox pelo método do ião-electrão (íon elétron) em meio ácido
Como descobrir o NOX?
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Assim, o NOX (número de oxidação) do nitrato é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer uma ligação química. Isso ocorre predominantemente por uma ligação de natureza iônica, na qual o nitrato irá doar o seu elétron de valência a um metal, íon positivo, dando origem a um sal.
Desse modo, teremos que o Nox do cloro será -1 (porque ele ficou com um elétron a mais que era do hidrogênio) e o do hidrogênio é igual a +1 (porque o hidrogênio perdeu um elétron para o cloro).
Para determinar o número de oxidação (nox) dos elementos em destaque na fórmula K2MnO4, devemos considerar algumas regras: - O número de oxidação do potássio (K) é sempre +1, pois é um metal alcalino.
O elemento Chumbo é um metal (íon positivo) da família VIA (família do carbono) que apresenta quatro elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder quatro elétrons. Por isso, seu NOX é +4.
Assim, o NOX (número de oxidação) do flúor é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer apenas uma ligação química, em molécula orgânica ou inorgânica.
O único óxido possível para o estanho e de fórmula correta entre as alternativas é o da letra E, pois o estanho comumente se apresenta com NOx +2 ou +4.
O cloro é mais eletronegativo que o carbono, logo, considerando apenas essa ligação, o carbono analisado assume carga +1. O carbono é mais eletronegativo que hidrogênio, logo, considerando apenas essa ligação, o carbono apresenta NOx igual a -1.