O hexaedro, também denominado de cubo, é formado por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces. Segundo o filósofo grego Platão, o hexaedro é o representante do elemento terra, figura formada por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces no formato quadrangular. O hexaedro também pode ser denominado de cubo. Não pare agora...
Qual o número de arestas de um sólido geométrico que possui 10 vértices e 8 faces?
O sólido geométrico possui 15 arestas, cujo cálculo pode ser efetuado com a fórmula da relação de Euler, que permite encontrar as arestas, sabendo o valor das vértices e faces.
Pode também ser chamado bipirâmide quadrada. O octaedro regular é um dos cinco sólidos platónicos. Ele não é um prisma e nem pirâmide. A razão pelo qual ele se chama octaedro é que possui 8 faces.
Faces: são as superfícies planas que constituem o sólido; Arestas: correspondem às linhas resultantes do encontro de duas faces; Vértices: são os pontos de encontro das arestas.
Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. O conjunto de todos os sólidos geométricos está dividido em três grupos: poliedros, corpos redondos, e outros. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros, cones e esferas.
O octaedro é o terceiro sólido de Platão. Ele possui faces formadas por triângulos equiláteros, sendo formado por oito faces, seis vértices e 12 arestas.
Qual o número de arestas de um sólido geométrico que possui \[ 12 \] vértices e \[ 8 \] faces?
O número de arestas de um sólido geométrico com 12 vértices e 8 faces é 18. Vamos utilizar a Relação de Euler para calcular a quantidade de arestas do poliedro apresentado no enunciado do exercício.
Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.
Os vértices são os encontros dos lados de cada forma geométrica, ou seja, são os ângulos. Veja na imagem abaixo que os vértices estão representados por pequenas bolinhas azuis, ou seja, toda vez que as linhas se encontram, formam vértices. As figuras planas ou polígonos possuem nomes e formas diferentes.
Uma numeração dos vértices de um grafo é uma atribuição de rótulos numéricos inteiros aos vértices. A numeração é injetiva (= ranking) se vértices diferentes recebam rótulos diferentes.