Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração, encontrando, reconhecendo e associando pares de formas e cores contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Identificar e reconhecer as cores; Nomear as cores; Desenvolver o raciocínio lógico; Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual.
O Jogo das cores é uma forma de realizar exercício com toda família. Essa brincadeira tem como objetivo trabalhar as cores, atenção, concentração, estratégia, agilidade, raciocínio e a coordenação motora ampla.
A dinâmica das cores é bem fácil e também traz alguns aprendizados. Ela faz parte do grupo das dinâmicas de “quebra-gelo”, ou seja, que aliviam a tensão de determinadas situações e favorecem a interação entre as pessoas.
A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, essa área da psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.
O Projeto foi de-senvolvido com crianças na faixa etária entre quatro e cinco anos, na Escola Municipal Professora Victória Maria Prazeres e Valeriano, localizada no município de Quatis – RJ, e teve o intuito de proporcionar aos alunos o reconhecimento das cores que estão presentes em todos os ambientes em que vivem.
A dinâmica permite descobrir quais são as características de cada um e como se comportam quando têm de trabalhar em grupo. O entrevistador pode conhecer a personalidade, detectar competências e observar como cada um raciocina.
A dinâmica de cores é um conceito fundamental no design e na criação de imagens digitais. Ela se refere à forma como as cores interagem e se relacionam entre si, criando diferentes efeitos visuais e transmitindo diferentes sensações e emoções.
Um conceito básico na teoria das cores é o círculo cromático, também chamado de roda de cores. Ele serve como representação visual das cores do espectro. Seu principal objetivo é estabelecer as relações entre elas, assim como harmonias e contrastes.
As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.
As cores são onipotentes à nossa volta, elas nos despertam estados de espírito e sentimentos, além de serem capazes de nos dar força e ânimo para avançar nos dias ruins ou podem também nos mergulhar num mutismo profundo de introspecção.
O objetivo do projeto é dar condições para que as crianças descubram como extrair cores através de experimentos e utilização de elementos diversos. O projeto “A magia das cores” foi desenvolvido com o intuito de buscar novos caminhos para o ensino da Ciência na Educação Infantil.
Deve-se, portanto, rotular e também apontar, mostrar vários objetos/imagens da mesma cor, e até mesmo pedir à criança para juntar objetos da mesma cor, dando o exemplo. Estas cores são de mais fácil discriminação cromática e depois gradualmente pode ser ir juntando outras cores.
Como realizar: o instrutor deve distribuir os materiais entre todos os participantes, com 3 a 5 folhas para cada, e deixar à mão os lápis coloridos. Em seguida, deve pedir que cada pessoa expresse com uma cor o sentimento ou emoção que está experimentando naquele momento por meio da Dinâmica das Cores.
É inegável que as cores tenham funções que você pode utilizar em seus projetos, como organizar e transmitir significados. Esta última pode comunicar uma ideia que provoque uma reação no expectador. Quando se fala em cor um dos assuntos mais procurados é sobre a simbologia das cores e sobre sua influência psicológica.
Pesquisas mostram que o cérebro do ser humano recebe estímulos diferentes quando visualiza cores quentes e frias. Enquanto as quentes ativam áreas responsáveis pelo comportamento emocional e instintivo, as frias ativam o lado racional e intelectual.
O uso de dinâmicas em sala de aula atua como um despertar no aluno para seus conhecimentos prévios, a fim de que tenha melhor aproveitamento no aprendizado do conteúdo a ser trabalhado em aula. Envolve, ainda, questões afetivas, auxiliando no processo de relações interpessoais dos estudantes.
A Dinâmica é parte da mecânica responsável por analisar as causas do movimento e os seus possíveis efeitos. Ela estuda o comportamento dos corpos e a ação das forças que produzem ou modificam os movimentos. Essa parte da divisão da mecânica clássica nasceu com as teorias de Isaac Newton.
A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que agem sobre ele.
O objetivo do Sequência de Cores é encaixar as fichas coloridas e repetir a sequência das cores ilustradas na placa. Trabalha coordenação motora, a percepção visual, a associação de ideias, o pensamento lógico e estratégico e a noção espacial.
A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas, e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.
Objetivo: Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração, encontrando, reconhecendo e associando pares de formas e cores contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança.