Qual o objetivo de trabalhar a habilidade EF35LP05?
Compreensão em leitura Estrutura composicional do texto (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
O principal objetivo ao trabalhar a escrita do nome, é oferecer oportunidade para que cada criança se reconheça individualmente e perceba que possui um nome que é só seu.
Dentre os procedimentos utilizados, a nomeação de figuras aparece na literatura como uma alternativa para a produção dessas classes emergentes e do controle da variabilidade, mesmo não havendo, entre os pesquisadores, concordância quanto ao uso da nomeação.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01CI05?
Objeto de conhecimento: Escalas de tempo. Habilidade trabalhada: (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos. Identificar as atividades diárias que geralmente são realizadas em cada período do dia.
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo.
A escrita do nome próprio é extremamente importante para as crianças que percebem o nome como o primeiro indício de formação da sua identidade e que o diferencia dos outros indivíduos.
Qual habilidade da BNCC trabalha a escrita do nome?
Nome próprio e segmentação em sílabas
Habilidades da BNCC: (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
Qual a importância de trabalhar a primeira letra do nome?
O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças comecem a reconhecer as letras do seu nome e de maneira especial, a primeira letra. As primeiras letrinhas são essenciais para ajudar a criança perceber semelhanças e diferenças entre os nomes e sua relação com os sons.
A habilidade EF01LP02 consiste em: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15LP05?
A habilidade EF15LP05 consiste em: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); ...
Os estudos iniciais sobre geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria aos alunos do 1º ao 5º ano está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas, representação espacial e estabelecimento de propriedades.
Qual a metodologia para trabalhar formas geométricas?
Em relação às formas, a sugestão é ir além de analisar o formato e nomear formas e propor atividades que instiguem os alunos a observar as características dos objetos, esboçar desenhos, construir sólidos geométricos, faça uso de dobraduras e explore ângulos.
Quais são os objetivos de ensinar geometria desde as séries iniciais aos alunos?
A geometria pode ser o caminho para desenvolvermos habilidades e competências necessárias para a resolução de problemas do nosso cotidiano, visto que o seu entendimento nos proporciona o desenvolvimento da capacidade de olhar, comparar, medir, adivinhar, generalizar e abstrair (BULOS, 2011, p. 5).
A habilidade EF67LP38 consiste em: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
Figuras de linguagem ajudam a dar mais expressividade ao que falamos ou queremos exprimir. Apesar de nem todo mundo saber exatamente o que são – ou quais são, já que existem diversas! -, elas estão presentes na comunicação cotidiana, e usamos um caminhão delas (eis aqui um belo exemplo!).
Números (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. Leitura, escrita e comparação de números naturais (até 100); Reta numérica.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01GE05?
A habilidade EF01GE05 consiste em: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.