Atividades com habilidade (EF01MA09) - Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA19?
Grandezas e medidas (EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA08?
Números (EF01MA08) Resolver e elaborar situações- problema de adição e subtração, com significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.
Numerácia nada mais é do que ter conhecimento dos números e saber aplicá-los no dia a dia, na resolução de problemas. Dessa forma, ela envolve um conjunto de conhecimentos, que precisam ser construídos ao longo da infância, e que treinam o cérebro para processar e usar números.
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
A habilidade EF01MA10 consiste em: Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA07?
A habilidade EF01MA07 consiste em: Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA14?
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.
A habilidade EF01MA11 consiste em: Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Atividades com habilidade (EF01MA02) - Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA03?
A habilidade EF01MA03 consiste em: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Qual é o objeto do conhecimento da habilidade EF01MA04?
Atividades com habilidade (EF01MA04) - Contar a quantidade de objetos de coleções até 20 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF15LP09?
A habilidade EF15LP09 consiste em: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
Atividades com habilidade (EF01MA09) - Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
A habilidade EF01MA08 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF01MA01?
A habilidade EF01MA01 consiste em: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
A habilidade EF01MA15 consiste em: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
A habilidade EF01MA12 consiste em: Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Os objetivos de aprendizado devem abordar de maneira abrangente o que está incluído no curso, mas não excessivamente, de modo que aluno não consiga ler tudo. Seus objetivos de aprendizado devem ser baseados em tarefas, habilidades ou metas que seus alunos realmente querem alcançar.
“O objetivo do aprendizado é o crescimento, e nossas mentes, ao contrário de nossos corpos, podem continuar a crescer à medida em que continuamos a viver.” “O objetivo do aprendizado é o crescimento, e nossas mentes, ao contrário de nossos corpos, podem continuar a crescer à medida em que continuamos a viver.”
Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades.