A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo.
Qual o objetivo de trabalhar o gênero textual poema?
O exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP22?
A habilidade EF35LP22 consiste em: Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Aprender,escutar,ler,compreender,interpretar,declamar e produzir poemas; Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, como soronidade e diferentes significados.
Qual o objetivo de conhecimento da habilidade EF35LP27?
A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Manifesta ideias, emoções ou desejos. Não apresenta características do gênero dramático nem conta uma história. O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP21?
A habilidade EF35LP21 consiste em: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Qual o objetivo de conhecimento da habilidade EF35LP26?
A habilidade EF35LP26 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP23?
A habilidade EF35LP23 consiste em: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
A leitura de um poema, além de ser uma fonte de informação, é realizada pelo prazer de refletir e descobrir as ideias e sentimentos dos autores e perceber as emoções que provocam no leitor.
Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
O poema é um gênero textual escrito em versos e estrofes, que pode ser lírico, épico, dramático ou narrativo. A forma do poema é livre, então pode haver ou não rimas, ritmo, estética e figuras de linguagem, que também possui a intenção de transmitir emoções e reflexões por meio do conteúdo escrito.
A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.
Qual a importância de trabalhar poemas em sala de aula?
A importância da poesia na escola está na sua ação formadora, pois ela representa uma forma que ajudará a ampliar o domínio da linguagem e capacita o leitor na construção do conhecimento. Assim, o texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo e ao outro e ainda o mundo que está a sua volta.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade ef35lp27?
Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP25?
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP06?
A habilidade EF35LP06 consiste em: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP07?
EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP13?
A habilidade EF35LP13 consiste em: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
Qual é o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP09?
A habilidade EF35LP09 consiste em: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP05?
Compreensão em leitura Estrutura composicional do texto (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de diferentes gêneros.
Qual o objeto de conhecimento da habilidade EF35LP01?
Habilidade (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.