Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
Seguindo a sua análise, o maior objetivo da pesquisa-ação seria proporcionar novas informações, gerar e produzir conhecimento que traga melhorias e soluções para toda organização. Além disso, o autor afirma que o conhecimento não é somente para informar, mas, principalmente, para conscientizar o grupo.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Quais são as principais características da pesquisa-ação?
A principal característica da pesquisa - ação, citada por Lewin e seguida por EIliott, é a de ser um processo que se modifica em espiral15, e compreende - se por quatro etapas: - Diagnosticar a situação problema na prática. - Formular estratégias de ação para resolver o problema.
Diante do exposto, Barbier (2007) expõe que a Pesquisa-ação ou Action-Research pode se apresentar de quatro tipos: Pesquisa-ação diagnóstica, Pesquisa-ação participativa, Pesquisa-ação empírica e Pesquisa-ação experimental.
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Quais os 5 cinco passos da pesquisa-ação?
O ciclo da investigação-ação
Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação.
Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática.
Quais são as etapas básicas da pesquisa-ação participante?
Como se pode inferir, o processo que o pesquisador utiliza para orientar os envolvidos em uma Pesquisa-Ação Participativa pode ser visto como ciclos de aprendizado; que consistem nas fases de planejamento, ação, observação e reflexão.
Qual é a diferença entre pesquisa-ação e pesquisa participante?
Enquanto a PA supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a PP tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam. Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório.
Objetivos gerais são aqueles que apresentam a ideia de um trabalho, indicando a finalidade de um estudo. Afinal, para quê aquela pesquisa foi relevante? Em geral, eles abrangem também a sua hipótese de pesquisa.
Os objetivos são normalmente categorizados em geral e específicos: a) Objetivo geral: dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa. b) Objetivos específicos: define metas específicas da pesquisa que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo geral.
A pesquisa quanto aos seus objetivos pode ser: exploratória, descritiva ou explicativa. Segundo Silva & Menezes (2000, p. 21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.
O termo pesquisa-ação foi criado por em 1946 por Kurt Lewin, nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, com propósitos de integração social, ao desenvolver trabalhos que tinham como finalidade a integração de minorias étnicas à sociedade norte-americana.
Deve ser descrito o objetivo concreto da pesquisa que irá desenvolver: o que se vai procurar. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.
De acordo com Gil (1987), Miranda (2012), Longarezi e Silva (2012) a pesquisa- ação é dinâmica, flexível, participativa, coletiva e composta por diversas fases como fase exploratória; análise do problema e das principais características da população envolvida, identificando suas expectativas e interesses; formulação do ...
Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles instituições, escolas, ou organizações comunitárias.
Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações.
A pesquisa participante (PP) tem como propósito “auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas” (Le Boterf, 1984, p. 52).
Os estudos são importantes, pois é com eles que adquirimos conhecimentos, cultura, e traçamos objetivos na vida. Através dos estudos nós convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos em casa.
O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico.
O objetivo geral deve ser claro de modo a explicar o que você realmente deseja obter com o estudo; O objetivo geral pode descrever o comportamento de uma característica ou conjunto de características; O objetivo geral pode propor a analise uma situação.
Como se dá o método de pesquisa conhecido como pesquisa-ação?
“A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participan- tes representativos da situação da realidade a ser investigada estão envolvidos de modo cooperativo e participativo.
Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico sob o olhar qualitativo. A pesquisa-ação se caracteriza pelo e no relacionamento de dois tipos de objetivos: o objetivo prático e o objetivo de conhecimento.
Como a pesquisa-ação pode ser pensada no contexto escolar?
É através da pesquisa-ação que o docente tem condições de refletir criticamente sobre suas ações. Ela possui uma base empírica que é concebida e realizada através de uma relação estreita com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.