Metas do ODS 14: Vida na água Gerenciar de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros. Acabar com a perda de biodiversidade biológica e a degradação dos habitats naturais. Enfrentar os efeitos da acidificação dos oceanos e regulamentar a exploração da pesca.
Além de ser o produto natural mais es-sencial à vida, na água ainda habitam espécies que são responsáveis pela alimentação de centenas de milhões de pessoas, fonte de renda de outros tantos, bem como objeto de pesquisa mundial.
O ODS 14, Vida na Água é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que foi adotado em setembro de 2015 para ser aplicado em todo o mundo e no Brasil. Tem como objetivo assegurar a conservação e o uso sustentável dos oceanos, da vida marinha, dos mares e recursos marinhos.
A água está no centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões – ambiental, econômica e social. Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental.
Vida na água 🌊 ODS 14 🐚 Objetivos de desenvolvimento sustentável para crianças
Qual é o objetivo da vida na água?
Metas do ODS 14: Vida na água
Gerenciar de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros. Acabar com a perda de biodiversidade biológica e a degradação dos habitats naturais. Enfrentar os efeitos da acidificação dos oceanos e regulamentar a exploração da pesca.
A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
14.1 Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.
Por que a vida aquática é tão importante para a humanidade?
Ela é o elemento primordial para o surgimento e existência da vida, e este fator caracteriza o nosso planeta como singular no sistema solar. Os oceanos e mares são responsáveis por garantir que a Terra seja um local habitável, e por isso, assegurar a preservação da vida na água é vital para a humanidade.
6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...
Reduzir o consumo de peixes em extinção; Reduzir o consumo de sacolas plásticas; Melhorar o saneamento das cidades; Reaproveitar ou destinar corretamente o óleo de cozinha; Reduzir a pesca predatória e Reduzir a acidez dos oceanos.
É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem. Logo: A água é o bem mais importante do planeta e para o planeta!
Os oceanos e mares são 70% do globo terrestre e fornecem mais da metade do oxigênio que respiramos, regulam o clima do planeta, nos dão energia, alimento, ainda promovem saúde e bem-estar. Assim sendo, nossas vidas dependem da saúde dos oceanos, quando respiramos ou quando consumimos alimentos de origem marinha.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Assegurar a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos pela implementação do direito internacional, como refletido na UNCLOS [Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar].
Atitudes simples como a separação do lixo reciclável do não reciclável; diminuir o consumo quantidade de plástico, a reciclagem e a reutilização contribuem para minimizar os efeitos negativos do descarte descontrolado desses resíduos no ambiente marinho.
Nem por isso a questão dos oceanos ficou de fora. Estabelecido como a meta seguinte, o ODS 14- Vida na água tem como objetivo “conservar e garantir o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos“, assim dando a devida importância à preservação a esse ecossistema.
É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
É uma substância incolor (sem cor), insípida (sem sabor) e inodora (sem odor), e é um solvente universal. A água está presente na superfície da terra, no subsolo, na atmosfera e em todos os seres vivos, incluindo o ser humano.
No Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação de lavouras, abastecimento público, atividades industriais, geração de energia, extração mineral, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso depende e pode afetar condições específicas de quantidade e de qualidade das águas.
Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso; Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais; Melhora a circulação sanguínea; Facilita a digestão de refeições.