Qual o objetivo da videodança? A videodança é veículo para a produção da dança contemporânea trazendo novas formas de apreciar o trabalho coreográfico. Percebe-se a partir dessas discussões que ao ser midiatizada, a dança se constrói sobre outro parâmetro estético, a direção do olhar da câmera.
De acordo com Filipe Marcena, que além de bailarino tem formação em cinema, “videodança é uma forma de enxergar o movimento numa imagem”. Para o bailarino que está sendo filmado, a dica de Filipe é dançar com a lente, de dançar com o espectador.
Ela permite que o indivíduo tenha consciência corporal e saiba como o seu corpo se relaciona com o espaço. Assim, ele pode desenvolver coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, por exemplo. Essas competências são importantes para realizar diferentes atividades do dia a dia.
A dança consegue revelar tudo o que a música esconde misteriosamente, tendo mais mérito de ser humana e palpável. A dança sempre foi uma forma poderosa de comunicação, permitindo que os dançarinos transmitissem mensagens complexas através do movimento.
A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.
Qual o objetivo principal para quem procura a dança?
Melhora a desenvoltura e capacidade de expressão
Porém, a dança pode mudar isso. No meio artístico, a expressão corporal é, muitas vezes, a melhor forma de comunicação. Trata-se de um momento em que a criança desenvolve consciência corporal e consegue demonstrar o que deseja de forma espontânea e natural.
A videodança é um recurso utilizado há algum tempo no mundo da dança, surgiu no início dos anos de 1970, inicialmente, era uma filmagem, somente um registro em vídeo da dança.
Para que se produza uma obra de videodança é necessário um tempo suficiente de trabalho. Por exemplo, uma videodança de duração de um minuto, pode requerer desde muitas horas até meses de trabalho. Este tempo se dá também em função da técnica de filmagem, da técnica de dança e da técnica de edição escolhida.
Quais são os elementos básicos da dança vídeo dança?
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. KINESFERA: A kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc.
A intenção do projeto é que o aluno sinta a dança, expresse suas emoções, seus sentimentos através dela, saiba criar e recriar movimentos dando sentidos e significado para ato de dançar e apreciar esta arte.
Ela é uma prática humana de celebração e socialização, tendo seus primeiros registros datados no Egito antigo, pelo menos 2 mil anos antes de Cristo. Nesta caminhada milenar, a atividade já teve caráter religioso, ritualístico, afrodisíaco e até de guerra para algumas civilizações.
Para além da possibilidade de criação de outras expressões e formas de ser, a dança popular, entendida a partir da perspectiva criativa, é um campo fértil e potencializador que permite ao ser dançante a percepção de si e do outro, e também que diferentes corpos criam diferentes representações e interpretações da dança, ...
Além da atividade física, a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.
Como a vídeo dança se diferencia da dança tradicional?
A videodança é uma forma artística que combina elementos da dança e da linguagem audiovisual, realizada em uma expressão criativa única que transcende as fronteiras entre o movimento corporal e a tecnologia.
A videodança é uma forma de expressão artística que une os mundos da dança e do audiovisual, resultando em uma experiência única e cativante para o espectador. Essa arte híbrida combina movimento corporal, coreografia e elementos cinematográficos para criar uma narrativa visualmente envolvente.
A vídeo performance existe enquanto forma de registro de um evento pontual localizado no tempo surge como arquivo/documento ou como obra em si mesma, utilizando linguagem própria do cinema e vídeo para montagem do vídeo a partir da utilização de performances a priori.
Segundo Spanghero, a terminologia engloba três tipos de prática: o registro em estúdio ou palco, a adaptação de uma coreografia preexistente para o audiovisual e as danças pensadas diretamente para a tela.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O Tempo caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), os contrastes (rápido, médio, lento), e o contratempo. Temos os elementos do tempo: ritmo, duração, pulsação e intensidade, por exemplo. O Espaço é "o lugar onde existimos". Nós ocupamos o espaço e somos tomados por ele, quer em movimento ou não.
Por trás da simplicidade dos passos está um contrato entre a agente do cantor e uma casa de tiktokers profissionais, que recebem para passar o dia pensando em dancinhas. Também existem dançarinos com formação e/ou experiência que se aperfeiçoaram nos movimentos de sucesso do app e lançam danças em busca de hitar.
Na Pré-História, dançava-se pela vida, pela sobrevivência, cultuando a Natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento. O homem evoluiu e, com o tempo, a Dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais.
A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.
A dança é utilizada como ferramenta cultural na transformação de uma sociedade. Ela proporciona um crescimento de caráter ao ser humano, somando características que levam o indivíduo a ser mais tolerante, sensível, criativo e sem preconceitos.