O que é ensinado na maçonaria?
Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los; Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas; Trabalho por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente. Em outras palavras, a Maçonaria trabalha para o melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.O que a maçonaria prega?
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.Porque devo entrar na maçonaria?
A Maçonaria potencializa virtudes e dá instrumentos para que cada um de seus membros esteja em constante evolução. A jornada de crescimento é individual e depende da dedicação e do compromisso do Maçom. Se você tem a intenção de ser uma pessoa melhor, esta é uma boa razão parar querer entrar para a Maçonaria.O que esperar ao ingressar na maçonaria?
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante.CAIO VIANA: EX-MAÇOM (Podcast #02)
Qual o custo para entrar na maçonaria?
Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150. Os participantes são, sobretudo, da classe média. Durante a análise do candidato a membro, uma comissão avalia se ele tem capacidade de contribuir sem prejudicar o sustento familiar.Qual é o papel de um maçom?
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.O que a Maçonaria acredita em Deus?
A maçonaria em sua vertente tradicional exige daqueles que buscam iniciar em seus augustos mistérios a crença em Deus1, independente de filiação religiosa, respeitando a liberdade de pensamento e a expressão de fé de cada indivíduo.O que é preciso para ser maçom?
Requisitos Legais:
- Maioridade legal (18 anos) antes da iniciação.
- Independência financeira ou consentimento de responsáveis.
- Se casado ou em união estável, contar com o apoio do cônjuge.
- Integridade pessoal e profissional, responsabilidade e empreendedorismo.
- Estabilidade de emprego e residência na região de interesse.
Quem é o Deus da maçonaria?
O G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo, é o “deus genérico” da Maçonaria, a organização secreta mais antiga do mundo e cuja influência oculta está presente em quase todas as esferas da sociedade contemporânea.Quais são os deveres de um maçom?
Como maçons, temos o dever de cobrar e acompanhar os governantes eleitos, garantindo que os valores de justiça, ética e progresso prevaleçam nas decisões que impactam nossas comunidades. 🔹 Agora é o momento de sermos ativos, exigindo transparência, participação e o cumprimento das promessas feitas.Como é o comportamento de um maçom?
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.O que é praticado na maçonaria?
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."Qual o rito maçônico mais praticado no mundo?
O Rito de York é o sistema maçônico mais praticado em todo o mundo, levando-se em consideração o número de lojas e maçons que o adotam.Qual a vantagem de ser maçom?
Pessoalmente, ser maçom significa:Desenvolvimento Pessoal: Oportunidades para se tornar um homem melhor através do auto aperfeiçoamento e da prática de valores éticos. Igualdade e Respeito: Participação em uma sociedade que preza pela igualdade entre todos os homens.