Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários.
É uma mistura dos fatos reais com a criatividade do ser humano, as lendas fazem parte da memória e constituem a identidade cultural de uma sociedade. Preservá-las é preservar a história de um grupo, de um local.
Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.
O estudo do folclore mantém a tradição de um povo, fala sobre a cultura e história, fonte de conhecimento das nossas origens, construindo base para a identidade e suporte para a essência.
Através dele, as crianças podem conhecer sobre as crenças, valores e contextos populares, e são informações que podem ser ensinadas de forma colorida e didática para promover uma educação para a vida. Repassar esses conhecimentos para as crianças é dar continuidade a nossa história cultural.
Parte da cultura do nosso país, as lendas do folclore brasileiro são uma representação rica e muito diversa dos nossos costumes, histórias e crenças, principalmente no que é relacionado à natureza — alô, floresta Amazônica!
Podemos, por exemplo, conhecer a cultura do povo que as inventa, como, no caso das lendas indígenas, que estão impregnadas de elementos dessa cultura. Assim, ao lermos uma história, conhecemos um pouco o modo como os índios viviam, em que acreditavam e quais eram seus costumes e hábitos.
Trabalhar em sala a linguagem oral e escrita por meio de sondagem sobre o que conhecem do folclore. A partir dai explorar a cada aula um pouco sobre lendas, mitos, provérbios, travalíngua, desenvolvendo assim o conhecimento da cultura popular.
Você pode optar por compartilhar as lendas com os alunos, em um formato de contação de histórias, ou pode escolher uma abordagem diferente e mais colaborativa. Há sugestões nesse sentido na 3ª etapa deste material.
As lendas são narrativas antigas que misturam fatos, lugares reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. Elas procuram dar explicações para acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.
Por fim, a exploração de temas do folclore oferece uma excelente oportunidade para ensinar o respeito à diversidade. Afinal, as lendas folclóricas narram relatos de diferentes povos e tribos, abrangendo diversas diferenças sociais e culturais.
São histórias que misturam fatos reais com fantasia e episódios sobrenaturais. Boa parte dessas lendas tem um forte componente simbólico, o que é muito bacana para incentivar a criatividade e imaginação das crianças.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos (mitologia). De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
A lenda é um gênero textual muito curioso, muito bacana. Ela se compõe de narrativas breves, normalmente de caráter fantástico, que envolvem muito mistério, e procuram explicar aquilo que ninguém sabe. Isso tem muito a ver com a cultura popular, a cultura de uma região, de uma nação.
As lendas são relatos que fazem parte da tradição popular. Essas histórias podem ser transmitidas de forma oral ou escrita, e falar sobre acontecimentos reais ou fictícios. Além disso, costumam ser histórias fantásticas, com muita magia, seres encantados ou místicos, por exemplo.
Apresentação de lendas: organize os alunos em grupos e atribua a cada um deles uma lenda folclórica de uma região específica do Brasil. Eles deverão pesquisar sobre o assunto e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma. Os trabalhos podem utilizar vídeos, imagens e músicas, deixe a criatividade rolar!
Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.
Nossas lendas são histórias narradas que tem como propósito explicar eventos místicos e de onde eles surgiram, elas expressam nossos valores históricos, nos transportando para além da narrativa, causando em nossa imaginação o poder de estar naquele momento do acontecido.
Os mitos se relacionam com a vida social, os rituais, a história e o modo de viver e pensar de cada sociedade e, por isso, expressam maneiras diferentes de ver a vida, a morte, o mundo, os seres, o tempo, o espaço... São parte da tradição de um povo, mas essa tradição sempre se transforma!
Qual o objetivo de trabalhar as lendas folclóricas?
Objetivos. Perceber a influência africana, europeia e indígena no folclore brasileiro; Identificar os elementos folclóricos característicos de cada região brasileira; Conhecer e saber utilizar os diferentes elementos que compõem a narrativa: cenário, personagens, tempo etc.
Como trabalhar o folclore de forma lúdica com as crianças? Para apresentar o folclore para as crianças, é preciso entrar na brincadeira. Com a prática das brincadeiras, cantigas e leitura, a criança vivencia o quão divertidas essas atividades são e pode incorporá-las nas brincadeiras com os amigos na escola.