Qual o objetivo do CPC 32?

O objetivo do CPC 32 é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

O que é CPC 32 e seus objetivos?

Objetivo e alcance

O objetivo deste Pronunciamento Técnico é prescrever o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro. Para fins do Pronunciamento, o termo tributo sobre o lucro inclui todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros que são baseados em lucros tributáveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que é o lucro tributável?

LUCRO TRIBUTÁVEL. O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br

Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?

De acordo com o item 61A, o tributo diferido deve ser debitado diretamente no valor contábil do componente de patrimônio líquido. De acordo com o item 58, mudanças subsequentes no passivo fiscal diferido devem ser reconhecidas no resultado como despesa (receita) de tributo diferido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

O que é imposto corrente é diferido?

O IRPJ corrente é o montante de imposto devido em relação aos lucros obtidos durante o exercício corrente. Já o IRPJ diferido é o montante de imposto devido em relação aos lucros obtidos em exercícios anteriores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

Normas Contábeis: CPC 32 Tributos sobre o Lucro

Quem paga o imposto diferido?

Portanto, impostos diferidos são aqueles que possuem um prazo mais longo para tributação. Então, esse imposto só deve ser pago no ano-calendário seguinte. Falando de 2023, significa que algo que você vendeu agora só teria seus impostos cobrados em 2024, ou seja, no próximo ciclo anual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ibgem.com.br

É diferido o ICMS?

O valor do ICMS é definido pelos estados brasileiros, os quais também são responsáveis pela arrecadação do tributo (uma das maiores fontes de arrecadação estadual) e destinação para diversas funções, como investimentos e ajuda de custo de repartições públicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em celero.com.br

Quais impostos podem ser diferidos?

Modelos de imposto diferido

Um dos exemplos de imposto diferido ocorre quando a receita foi já contabilizada, mas não recebida. Isso costuma ocorrer com as empresas que fecham com o governo contratos em longo prazo de construção por empreitada ou de fornecimento de bens ou serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em suno.com.br

O que é ativo diferido exemplos?

São considerados ativos diferidos todas as despesas feitas antecipadamente e não consumidas. É um termo contábil que se refere a todos os recursos investidos para que um negócio comece a funcionar. Desde 2008, com a alteração da legislação, o ativo diferido passou a ser classificado como despesas pré-operacionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em investorcp.com

Onde fica o ativo diferido?

Pergunta: Ainda existe o ativo Diferido? Resposta: Não, o Ativo diferido deixou de existir com a edição da Medida Provisória nº 449/08, transformada na Lei nº 11.941/09, passando a ter a nomenclatura de Despesas Pré-Operacionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cfc.org.br

Qual a diferença entre lucro contábil e lucro tributário?

O Lucro Contábil, por exemplo, é aquele que atinge o bolso dos donos e acionistas. Já o Lucro Real ou Lucro Tributável é ligado diretamente à remuneração do Fisco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vikcontabilidade.com.br

Qual a diferença entre lucro líquido e lucro real?

Segundo a Receita Federal, por Lucro Real se entende o próprio lucro tributável, para fins de legislação do imposto de renda, distinto do lucro líquido apurado contabilmente. Ou seja, a tributação das alíquotas se dará após a apuração do lucro, não do faturamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com

Como saber se o rendimento é tributável?

Afinal, quem recebeu rendimentos tributáveis entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, que ultrapassem o valor de R$ 28.559,70, estão obrigados a entregar declaração de IR.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em noticias.iob.com.br

Quais os objetivos do CPC?

Art. 13 De acordo com a Resolução CFC nº. 1.055/05, é atribuição do CPC estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo, inclusive, emitir Interpretações, Orientações, e Comunicados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpc.org.br

Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?

Segundo o CPC 33 (R1) (2012) os benefícios de curto prazo a empregados devem ser reconhecidos quando ocorrerem a prestado serviços do empregado à entidade durante o exercício, sendo necessária que a empresa reconheça o montante não descontado dos benefícios, que se espera sejam pagos em troca desse serviço.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unirv.edu.br

Qual o objetivo do CPC 02?

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em static.cpc.aatb.com.br

Qual a diferença entre diferido e deferido?

Deferido é um adjetivo que significa «recebeu despacho favorável»: – O processo foi deferido hoje. Diferido também é adjetivo, mas quer dizer «adiado ou demorado»: – O projeto foi diferido por falta de verba.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infopedia.pt

Qual a diferença entre despesas antecipadas e diferidas?

As despesas antecipadas (ou despesas diferidas) são aquelas em que o pagamento ocorre antes de a despesa aparecer na Demonstração do Resultado. Os exemplos mais comuns de despesas antecipadas são aluguel, seguros, estoques e depreciação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cesad.ufs.br

Como se classificam as contas do ativo diferido?

Ativos diferidos não são despesas comuns necessárias à implantação de um novo negócio. Na verdade, são mais considerados investimentos do que gastos. São ainda classificadas como despesa pré-operacional e devem ser registradas em conta contábil separada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em investorcp.com

Quais os 5 tipos de impostos?

Impostos federais
  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Como contabilizar despesas diferidas?

Dicas para contabilização de receita diferida
  1. Etapa 1. Determinar o período de relatório. ...
  2. Etapa 2. Determinar os pedidos realizados do cliente. ...
  3. Etapa 1. Preencher o balanço patrimonial. ...
  4. Etapa 2. Registre a receita ganha. ...
  5. Etapa 3. Faça registros até que toda a receita seja ganha.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em snov.io

O que é o Lalur?

LALUR é o Livro de Apuração do Lucro Real e serve para escrituração fiscal. Esse livro é destinado à apuração extracontábil do lucro real para fins de apuração do imposto de renda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Quais são os 3 tipos de ICMS?

O ICMS normal, que faz parte do conjunto de impostos do Simples Nacional e o empresário já paga na guia DAS; O ICMS substituição tributária, que incide sobre algumas mercadorias e operações interestaduais; O ICMS diferencial de alíquota que incide sobre a compra de mercadorias de outros estados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em contabilizei.com.br

O que muda no ICMS em 2023?

Tabela de ICMS 2023

Os governadores teriam que elevar em quatro pontos porcentuais, de 17,5% para 21,5%, a alíquota média padrão do ICMS, a partir de 2023, para compensar a perda de arrecadação com a desoneração dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consultorestributarios.com.br

De quem é a responsabilidade do ICMS?

O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal. Sua regulamentação constitucional está prevista na Lei Complementar 87/1996 (a chamada “Lei Kandir”).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portaltributario.com.br