Qual o objeto considerado sagrado pelos devotos da Folia de Reis?
A Bandeira é o objeto ritual mais reverenciado da Folia. A crença em seus poderes protetores e curativos é afirmada pelos foliões e devotos que contam terem recebido diversas graças.
A Folia de Reis é um festejo da cultura popular brasileira, de origem portuguesa, que tece elementos da nossa identidade cultural. Os foliões reproduzem de forma simbólica a viagem dos três Reis do Oriente, que seguiram a Estrela-Guia à procura do Menino Deus, o Rei dos Reis.
Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
Folia de Reis: Uma festa profana/religiosa que demonstra a fé e as tradições populares emaranhadas nas ondas do progresso, da modernidade e que resiste ao tempo. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém.
Em diversas cidades do país, eles passam de casa em casa vestindo fardas e máscaras e performando danças e cantorias com múltiplos instrumentos de corda, sanfonas e percussão. Alguns grupos contam com personagens – reis, palhaços e bastiões – que chegam a visitar as casas de devotos.
Folia de Reis Pinhalzinho coroando nossa senhora, Palmeiral. Mestre Dadão e mestre Tista Hilário.
O que cada integrante da Folia de Reis faz?
Os três reis magos - Baltasar, Belchior e Gaspar; Palhaços - os animadores da festa, fazem piruetas, danças, brincadeiras; Mestre ou embaixador – quem se propõe a organizar a folia; Coro - pessoas que cantam as músicas e falam as entoações ligadas a religião católica.
O que significa Folia de Reis para os evangélicos?
Essa festa quer fazer memória para a visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a Bíblia, a Palavra de Deus, o Evangelho de Mateus vai mostrar para nós que Jesus recebeu a visita de três reis magos que foram guiados por uma luz, por uma estrela, e encontraram o Rei dos Judeus”, descreveu o pároco.
Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.
Qual é o significado dos palhaços da Folia de Reis?
Os palhaços representam os soldados do rei Herodes (ou o próprio Herodes), que perseguiram o Menino Jesus, encarnando assim, os “traidores de Cristo” e sendo associados ao mal, a Exu ou ao diabo dentro da fé popular.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
A folia de Reis não é apenas folclore, é uma verdadeira demonstração de fé, uma celebração da viagem que os Magos fizeram a Belém para adorar o Menino Jesus. Quem deu nome aos Magos foi Magnelli, um historiador do século IX, num documento chamado Pontificalis Ecclesiae Ravenatis.
Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.
O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.
A Folia de Reis é uma festa, tradicional na cultura brasileira, cuja celebração dura 12 dias. Ela relembra e celebra a viagem e a visitação dos reis magos ao menino Jesus.
O palhaço, também chamado de alferes, mascarado, bastião ou matias, é uma figura ambiva- lente por carregar em si significados que denotam tanto a presentificação do mal quanto elementos de conversão e fidelidade.
Os reis magos são personagens citados somente por Mateus (2,1-12), que visitam o menino Jesus, trazendo para eles presentes: ouro, incenso e mirra. O evangelista não diz quem são e nem o número, mas a tradição retém que eram três e deu a eles os nomes de Melquior, Baltasar e Gaspar.
Blasfêmia é ofender de alguma forma a Deus, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A falta de respeito às coisas sagradas como é o caso da Folia de Reis é uma verdadeira blasfêmia, merecedora até de um ato de desagravo.
A data de 6 de janeiro, Dia de Reis, remonta, segundo a tradição cristã, à visita dos reis magos que viajaram do Oriente para visitar Jesus Cristo doze dias após seu nascimento. De acordo com o calendário religioso, é conhecido ainda como Folia dos Reis, Terno dos Reis, Santos dos Reis e o dia da Epifania.
Folia de Reis também é chamada de Reisada ou Festa de Santos Reis. O Reisado é uma festividade tradicional do Dia de Reis, e os tradicionais festejos desse dia são patrimônio cultural imaterial. Os Teólogos explicam que os Reis Magos não ofereceram bens materiais – ofertaram metáforas.
Outro representante da folia é o “bandeireiro” ou “alferes da bandeira”. Sua função é carregar respeitosamente a bandeira do grupo, a qual é apresentada ao chefe da residência onde a folia chega e na qual recebem os donativos oferecidos pelas famílias.
A vestimenta dos foliões, em geral, se assemelha a uma farda militar, mas há suas exceções. Alguns grupos utilizam um lenço branco em volta do pescoço que simboliza a pureza da sagrada família. Os componentes enfeitam os instrumentos com fitas e flores, cujas flores têm sua simbologia.