A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
Desta forma, entende-se como bens culturais ou objetos culturais todas aquelas manifestações materiais ou imateriais dotados de significações pela sociedade que os criaram.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Os objetos culturais — são reais, estão na experiência; são positiva ou negativamente valiosos e conhecidos mediante o processo gnosiológico da compreensão, por meio do método empírico-dialé tico (Ciências Humanas).
Os estudos culturais são um campo de investigação de caráter interdisciplinar que explora as formas de produção ou criação de significados e de difusão dos mesmos nas sociedades atuais.
Além de suas funções utilitárias e estéticas, os objetos são importante fonte para entendimento de uma época, pois são testemunhas de um cotidiano, de um determinado tempo e estão ligados aos processos históricos e culturais da sociedade.
Exemplos de bens móveis da cultura material: pinturas, esculturas, roupas de festividades populares, utensílios religiosos, peças de decoração e muitos outros objetos que preservem os valores e costumes de um povo e que possam ser levados de um lugar a outro.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
O desenvolvimento da cultura nas comunidades trabalha de forma positiva no encontro com a identidade. Através da arte e de suas expressões, as pessoas passam a valorizar outros modos de fazer, pensar, se expressar e viver o mundo, diferente daqueles que conhece. Isto tem a ver com pertencimento.
A cultura representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. A cultura tem o objetivo de analisar as sociedades humanas a partir da produção cultural, e é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
As atividades culturais têm por objetivo promover a divulgação das práticas artísticas individuais e coletivas que incentivem a disseminação do interesse nas artes e propiciem o aprimoramento das habilidades artísticas entre estudantes e servidores/as do IFPR, além de difundir os aspectos dos usos e costumes locais/ ...
O objetivo da cultura é o estudo das obras das sociedades humanas. A antropologia, em sentido lato, significa "ciência do homem", ou seja, é uma epistemologia que se propõe a analisar o comportamento humano, relacionado à cultura e tudo o que é feito por ele.
No contexto escolar, as mostras culturais podem se transformar em uma importante ferramenta para a celebrar a educação e valorizar a busca pelo conhecimento, bem como promover a formação cultural e o crescimento intelectual de pessoas de todas as idades.
A cultura material nada mais é que a importância que determinados objetos possuem para determinado povo e sua cultura. É também através da cultura material que se ajuda a criar uma identidade comum. Esses objetos fazem parte de um legado de cada sociedade.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
O termo “cultura” surgiu no século XIII e tem origem latina. Inicialmente, o seu primeiro uso era para designar uma parcela de terra a ser cultivada pelas pessoas que viviam no campo. Esses agricultores utilizavam técnicas como “rotação de cultura” em suas terras.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.
Objetos Culturais são aqueles aos quais o homem acrescentou a marca de sua individualidade, objetos que passaram da natureza para a sociedade, numa trajetória do dado ao construído, num trabalho de va- loração evidente, numa transposição progressiva da categoria natural para a categoria cultural.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
Um objeto artístico é onde podemos ver, sentir e tocar a arte. Ele é concebido em meio a assimilações de emoções, sentimentos e ideias. Depois deste processo, ainda age em provocação com o interlocutor para fazê-lo refletir, considerar e encontrar significados únicos e diferentes para o que vê, ouve ou sente.