O óleo mais recomendado para os motociclistas é o sintético, já que é produzido com a intenção de melhorar o desempenho da moto. Pode ter mais custo por conta disso, mas serve para qualquer motor.
Se você tem uma moto como essa, podemos indicar dois produtos, o primeiro com base mineral, principalmente para modelos lançados até 2010, o 3000+. Ele é um lubrificante mineral de alto desempenho, reforçado com aditivos para assegurar proteção e longevidade do motor e do câmbio.
Motores de motos de alta cilindrada: Muitas motos, especialmente as de maior porte e as clássicas, são projetadas para usar óleos mais viscosos como o 20W50.
O Óleo para moto ELF Moto 4 Road 10w40 é um óleo lubrificante particularmente recomendado para todos os tipos de motores de motocicletas 4 tempos de alta performance, atende as exigências para utilização de sistemas catalíticos em motores 4 tempos.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Esse modelo é o mais vendido, não é a toa que é o mais visto nas ruas brasileiras. Utilizado principalmente pelos entregadores ou por trabalhadores que desejam fugir do trânsito no dia a dia.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Se o nível de óleo estiver bom, você também deve aproveitar para avaliar a condição do óleo. Ele deve estar verde ou amarelo, brilhante e translúcido. Mas se estiver preto ou escuro, é porque o óleo foi queimado e contaminado, o que significa que é preciso trocar imediatamente o óleo do motor.
Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Os números indicam o grau de viscosidade do óleo de motor. O primeiro, "20" é equivalente à viscosidade em temperaturas baixas, por isso o "W" logo depois - de "winter", ou inverno em inglês. Já o o segundo, "50", alude à viscosidade em altas temperaturas.
Se o veículo for usado com óleo insuficiente ou em condições ruins, o motor poderá falhar ou sofrer danos. Utilize o Óleo Pro Honda 10W30 em todas as motocicletas e quadriciclos Honda.
Por meio da polaridade da molécula de éster, o filme de óleo do 5100 é mais estável e resistente a temperaturas elevadas quando comparado ao 5000. Assim, ele traz benefícios como: Aumento da potência. Diminuição do consumo de combustível e da geração de gases poluentes.
Geralmente, você encontrará uma classificação de viscosidade como 10W-40 ou 20W-50. O primeiro número (10W ou 20W) indica a fluidez do óleo em temperaturas mais baixas, enquanto o segundo número (40 ou 50) indica a viscosidade em temperaturas mais altas.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
A lógica é a seguinte: quanto mais alto for o número, mais espesso e viscoso será o lubrificante. Para que os componentes da motocicleta não entrem em atrito, é preciso escolher o melhor óleo para moto. Para saber o indicador de viscosidade ideal para a sua moto, basta olhar o rótulo do produto.
O primeiro óleo para motos de baixa cilindrada que indicamos é o 3000+. Ele é um lubrificante com base mineral de alto desempenho, reforçado com aditivos para assegurar proteção e durabilidade do motor e do câmbio.
O óleo Yamalube 20w50 mineral é formulado para proteger motores de 4 tempos e, dependendo das condições de uso e manutenção, pode durar cerca de 3000 a 4000 quilômetros antes de necessitar de uma troca.
O óleo 20W50 é mais fino e pode ser mais adequado para motores de alta rotação e em climas frios, enquanto o óleo 25W50 é mais viscoso e pode ser mais adequado para motores de baixa rotação e em climas quentes.