Ao fritar os ovos, prefira usar azeite ou manteiga em quantidade moderada. Ao adicionar óleo em excesso, o ovo pode ter suas propriedades naturais alteradas, desequilibrando, por exemplo, a gordura e outros nutrientes.
A melhor gordura para utilizar no dia a dia, preparo de ovos e entre outros, é o azeite de oliva, pois contém um tipo de gordura que não é prejudicial a nossa saúde, comparado aos outros tipos.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. “Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.”
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido! Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos.
E a grande revelação: para substituir o óleo na hora de fritar você pode usar sal! Isso mesmo, sal, aquele de cozinha normal que a gente usa para temperar as coisas.
Os 3 melhores óleos para cozinhar - Dr. Lair Ribeiro
É saudável fritar ovo com óleo de coco?
Simmmm.... o delicioso ovo frito tem salvação 😃 O óleo de coco não oxida em altas temperaturas, assim o nosso delicioso ovo não perde seus nutrientes e você pode comer sem culpa, pois está em um óleo saudável.
O óleo de canola também é um ótimo complemento para grelhar, refogar ou fritar, uma vez que possui um ponto de fumaça particularmente alto (a temperatura na qual o óleo começa a se decompor e emitir fumos tóxicos). Se você está aumentando o calor, o óleo de canola é uma aposta segura.
Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum. O azeite também ajuda o organismo a absorver os nutrientes presentes em qualquer que seja o alimento frito/cozido nele.
Evite cozinhar por muito tempo para evitar a perda excessiva de nutrientes sensíveis ao calor. Para um ovo frito saudável, opte por um método de cozimento com menos óleo ou use óleos saudáveis, como o azeite de oliva.
Quanto ao preparo, o ovo pode ser consumido de qualquer forma, porém, a fritura não é indicada, pois é fonte de ácidos graxos trans, extremamente prejudiciais à saúde. Dê preferência para ovos cozidos, mexidos ou em forma de omelete e, no caso do preparo de ovo frito, utilize água ou uma frigideira antiaderente.
Embora o óleo de canola seja nutricionalmente superior ao girassol. Essa familiaridade, que se traduz em sensação de inocuidade (ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos no alimento), fez com que o girassol estivesse presente em muitos produtos, chegando até mesmo a substituir o palmito.
Óleo de noz é uma grande fonte de ômega-3 e ômega-6, que ajudam a proteger o coração e a reduzir o risco de alguns tipos de câncer. O mais conhecido dos óleos mais saudáveis, o azeite de oliva extravirgem tem fama por seu papel na proteção do coração por aumentar o colesterol bom (HDL).
A fritura (do ovo e de outros alimentos) só deve ser feita em casos esporádicos pois pode aumentar o colesterol, favorecer o sobrepeso e obesidade. Assim como o aumento da pressão arterial, pois a gordura forma placas nos vasos sanguíneos, diminuindo seu diâmetro.
Por ter um ponto de fusão maior se comparado a outros óleos, o de algodão pode ser utilizado para fazer frituras até cerca de 180ºC antes de perder nutrientes e qualidade. "Por sua característica mais densa, não encharca os alimentos, deixando-os mais crocantes.
O ovo cozido ou pochê são as melhores e mais saudáveis formas de consumir, pois os nutrientes são melhor preservados. Omelete é uma boa opção, quando feita em frigideiras antiaderentes (SNA).
As proteínas dos alimentos não alteram com o cozimento, o que muda são apenas as calorias e gorduras totais. Logo, um ovo mexido, cozido ou frito possuem o mesmo valor proteico.
É recomendado limitar o consumo de ovos a quatro por dia, considerando que a gema é rica em colesterol. Além disso, é importante atentar para a quantidade de proteína, já que 25 ovos fornecem mais proteína do que o recomendado para a maioria das pessoas.
Azeite de oliva extravirgem perde as qualidades quando aquecido. Mito. Quando aquecido, o azeite pode perder um pouco de aroma e sabor, mas alterações químicas significativas ocorrem apenas quando se ultrapassa o ponto de fumaça que oscila entre 180 e 215º C.
Mesmo que não prometa milagres, o óleo de coco ainda pode ser usado para fritura e é, ainda assim, considerado uma opção mais saudável do que outros óleos vegetais. Portanto, não se assuste, o seu uso é seguro!
O azeite extravirgem pode ser a opção mais saudável para frituras, porém, quando usado em temperaturas mais baixas (até o limite de 190ºC). É um dos principais itens da dieta mediterrânea. Óleo de milho: possui ácidos graxos poli-insaturados em sua composição, o que o torna ideal para fazer frituras.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."
1. Girassol. O óleo de girassol tem vitamina E e é um ótimo antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce das células e do organismo. Também é responsável pela redução das doenças cardiovasculares e do colesterol, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunitário.
Qual é mais saudável óleo de soja ou óleo de coco?
1. É mais saudável que óleos de cozinha vegetais, como soja, girassol, canola, etc? Verdade! O óleo de coco é composto por 90% de gordura saturada, sendo 2/3 desta gordura de TCM (triglicerídeos de cadeia média) que, segundo estudos possuem muitos benéficos para a saúde, melhor que os óleos refinados vegetais em geral.