Info. A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.
A SUSEP - Superintendência de Seguros Privados - é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro no Brasil.
Qual a diferença entre SUSEP e PREVIC? Provavelmente você já deve saber que ambas atuam na fiscalização de previdência, certo? Basicamente, a principal diferença entre as duas é que enquanto a PREVIC fiscaliza o mercado de previdência privada, a SUSEP é a responsável por manter os olhos na previdência aberta.
Dessa forma, o CNSP é o responsável pela criação de regras e normas e a Susep é a responsável pela fiscalização e por fazer as empresas cumprirem com suas obrigações.
Conforme estabelece a Circular Susep nº 643/2021, as reclamações de consumidores dos mercados supervisionados pela Susep serão registradas no Consumidor.gov.br, plataforma oficial da administração pública federal para a autocomposição nas controvérsias em relações de consumo.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora Júlia Normande Lins e pelo Coordenador-Geral Cristiano Cesário, participou do evento Evolución Insurtech Latam 2024, realizado nos dias 03 e 04 de setembro, em Santiago, no Chile. A organização foi conduzida pela associação InsurteChile.
A AIG Seguros Brasil é a primeira empresa que citamos na nossa pesquisa e ela já aparece com uma boa nota de avaliação, por sinal, a segunda maior entre todas as classificadas. Segundo o site Reclame Aqui ela merece a nota 8.7/10 e conseguiu responder 100% das reclamações registradas.
1- Quando o segurado mente alguma informação na proposta ou declaração do seguro; 2- Quando o perfil indicado na apólice não corresponde à verdade. Ex: Quando o segurado omite que outras pessoas se utilizam do veículo, no caso de um seguro automotivo; 3- Quando houver mudança de perfil durante a vigência do contrato.
A SUSEP é uma Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
O diretor de Administração da PREVIC, Leonardo Zumpichiatti, abriu o evento dizendo que “o objetivo é alcançar melhor eficiência no dimensionamento das equipes de trabalho e na destinação dos novos profissionais”.
A Previc é o órgão fiscalizador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). No Portal da Previc, você encontra informações importantes, como regulação, normas e legislação, além de orientações sobre pedido de informações.
Caso a situação seja identificada como indevida ou abusiva por parte da seguradora e não haja um acordo entre as partes para resolver o problema, será preciso buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Securitário para te ajudar a garantir os seus direitos.
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção que traz tranquilidade, para empresas e profissionais, tais como médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros, que tem como objetivo cobrir danos corporais ou materiais causados sem intenção, involuntariamente a algum paciente, no exercício de sua função.
Quais são os 3 níveis de atuação da regulação do SUS?
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.
O que é? A sigla SISREG significa “Sistema Nacional de Regulação”. É um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Em suma, os órgãos fiscalizadores desempenham um papel fundamental na sociedade, garantindo o cumprimento das leis e regulamentos e protegendo os interesses públicos. No Brasil, existem diversos órgãos que atuam em diferentes áreas, como Receita Federal, ANVISA, INMETRO, Banco Central e ANEEL.