Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.
A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.
Por exemplo, órgãos com um metabolismo mais acelerado, como coração, fígado ou rins, geralmente são expostos a um estresse maior e podem envelhecer mais rapidamente.
DESCOBERTA SURPREENDE CIENTISTAS: COMO NÃO ENVELHECER
Qual a parte do corpo que mais envelhece?
A pele do pescoço tende a envelhecer mais rápido que quase qualquer outra parte do corpo, diz Theodora Mauro, professora de dermatologia na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela é especialmente vulnerável a danos.
Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.
A Vitamina C é uma das principais recomendações para quem quer eliminar as rugas e amenizar os efeitos da idade na face. Esses efeitos se devem pela substância ser um antioxidante natural que beneficia a produção do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
Um estudo realizado pelo Centro de Envelhecimento Saudável da Universidade de Copenhague (Dinamarca) sugere que as mulheres apresentam os primeiros sinais de envelhecimento a partir dos 19 anos, mas que o processo é mais gradual. Nos homens, eles aparecem mais tarde, por volta dos 40 anos, mas aceleram após essa idade.
Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!
O machismo e o etarismo são os principais responsáveis por esse cenário. Na sociedade, marcada pelo patriarcalismo, o valor da mulher está restrito à aparência e à jovialidade.
Linhas de expressão, rugas na testa e pele flácida. Esses sinais da idade são inevitáveis para as mulheres, mas podem ser acentuados devido a exposição solar, falta de hidratação e até mesmo movimentos faciais repetidos.
As pernas tendem a ficar mais finas porque, nesta fase da vida, ocorre uma mudança na distribuição de gordura e água do corpo, além de atrofia muscular, fazendo com que a gordura se instale na região da cintura. Já a caixa toráxica aumenta de diâmetro devido à perda de expansibilidade da mesma.
“No caso da mulher, há uma interrupção drástica da secreção dos hormônios ovarianos, e isso tem uma repercussão importante no curto, médio e longo prazo que pode condicionar o envelhecimento feminino”, explica o professor de fisiologia Manuel Tena-Sempere, da Universidade de Córdoba, na Espanha, em entrevista à revista ...
De acordo com a médica, a fisiologia também é um fator que influencia. Mulheres passam por maiores mudanças hormonais ao longo da vida, como gravidez e menopausa. “O envelhecimento feminino é acelerado pelo declínio hormonal. Na menopausa, por exemplo, o afinamento da pele ocorre em um ritmo significativo.
Frequentemente, os primeiros sinais de envelhecimento envolvem o sistema musculoesquelético. Os olhos, seguidos pelos ouvidos, começam a mudar no começo da meia-idade. A maior parte das funções internas também declina com o envelhecimento.
O envelhecimento da pele acontece naturalmente em todas as pessoas: rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas escuras vão aparecendo ao longo dos anos, e apesar dos produtos e tratamentos anti-idade, a pele clara está mais propensa a envelhecer mais rápido do que as peles escuras.
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
Quando perguntei “Quem envelhece melhor: o homem ou a mulher?”, em todas as faixas etárias, e ambos os sexos concordaram, que os homens envelhecem muito melhor do que as mulheres.
Mamão: rico em fibras, possui função laxativa, o que ajuda na aparência da pele. Contém ainda betacaroteno, licopeno e vitamina C, poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Sendo um poderoso antioxidante, a Vitamina C é capaz de deixar sua pele muito mais jovem e iluminada! A substância, encontrada em alimentos naturais e utilizada em dermocosméticos, é muito eficaz no combate às manchas, rugas e linhas de expressão, além de proporcionar diversas outras vantagens à pele.
Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial. No rosto, há muitos compartimentos de gordura, situados em distintas camadas, umas mais superficiais que as outras.
O pescoço, muitas vezes chamado de “segunda face”, é uma área notavelmente sensível e sutil que desempenha um papel crucial na aparência geral. Ao longo do processo de envelhecimento, essa região revela uma história única, marcada por mudanças que merecem nossa atenção e cuidado.
Tontura, fragilidade dos ossos e problemas articulares podem aumentar as chances de quedas entre os idosos. Ao contrário do que acontece em outras fases da vida, as quedas são mais perigosas porque podem causar fraturas de difícil recuperação.