O Ministério das Comunicações (MCom) é o órgão governamental responsável pelo planejamento, regulamentação e gestão do setor de comunicação do país, cuja missão é promover a transformação digital no Brasil, bem como gerir e regular o setor de telecomunicações.
Com sede em Brasília, a Anatel realiza as atividades de fiscalização e mantém contato mais próximo com a sociedade por meio de Gerências Regionais e Unidades Operacionais em todas as capitais brasileiras.
Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve discutir em dezembro se as redes sociais e outras empresas que atuam na internet precisam fiscalizar os conteúdos postados.
O que é a profissão Social Media? Social media é o termo usado para se referir ao profissional do marketing digital que atua no gerenciamento de redes sociais. Traduzido literalmente, social media quer dizer mídia social.
O Ministério das Comunicações é um órgão da administração federal direta que foi criado em junho de 2020, a partir do desmembramento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Justamente por isso, o profissional que ativa esses canais é chamado de social media. É ele quem planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer.
Você sabia que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode realizar fiscalizações no seu provedor de internet se receber alguma denúncia de irregularidade? Essa prática também pode acontecer voluntariamente, ou seja, por iniciativa do próprio órgão em ações periódicas de verificação.
No Brasil, o órgão responsável para fazer a governança da internet foi criado em 1995 – isso mesmo, no governo FHC – e se chama Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Você sabe o que é a fiscalização Anatel? A Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão responsável por regulamentar o segmento de telecomunicações no Brasil. Assim, ela estabelece normas e faz o intermédio entre empresas de comunicação e os consumidores.
Quem fiscaliza as redes sociais no Brasil? Atualmente em vigor no Brasil, o Marco Civil da internet (Lei nº 12.965/2014) regula as redes sociais no país desde 2014, porém essa lei atua com limitações. É essa a lei brasileira que regula o ambiente digital.
Recriação. Em 10 de junho de 2020, o então presidente Jair Bolsonaro anunciou a recriação, através de medida provisória, do Ministério das Comunicações, tendo o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) como ministro.
Além disso, a tramitação das demandas na Agência pode ser acompanhada pela internet, no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou ligando para o 1331.