O Orixá que tem o poder das folhas é Ọ̀sányìn-Ossaim. Ọ̀sányìn é um Orixá que representa toda a força do reino vegetal, as folhas que curam e que encantam. Ossaim está nos banhos de ervas, nos remédios, nos cosméticos e perfumes.
Na Umbanda é ligada a Oxalá. A planta queimada sozinha limpa o ambiente e atrai prosperidade, bons negócios e pessoas amigas. Alecrim: É utilizada em ambientes co- merciais em forma de defumação para limpar, descarregar e atrair clientes.
O banho de Oxalá, contém 7 ervas ligadas à energia da paz, tranquilidade e fé como: Capim Cidreira, Boldo, Manjericão, Algodão, Manjericão, Algodão, Alecrim, sálvia e Alfazema.
O Orixá que tem o poder das folhas é Ọ̀sányìn-Ossaim. Ọ̀sányìn é um Orixá que representa toda a força do reino vegetal, as folhas que curam e que encantam. Ossaim está nos banhos de ervas, nos remédios, nos cosméticos e perfumes.
Composto por Aroeira, Gengibre, Hortelã, Picão Preto, Pau Tenente, Limão e Pitanga, esse banho possui propriedades energéticas que trabalham em harmonia para limpar a aura, dissipar bloqueios e atrair boas vibrações. O Gengibre e a Hortelã têm efeito estimulante, revigorando a energia e atraindo prosperidade.
O banho de Xangô possui 7 ervas ligadas à energia da sabedoria, equilíbrio e justiça maior do orixá Xangô. Com um mix de ervas como: Hortelã, Girassol, Aroeira, Manjericão, Erva de São João, Jurema Preta e Laranja.
ÒSÓÒSÍ - OXOSSI: Madeira, ativa a sorte. Deve ser usada para atrair dinheiro e fartura na família. LÓGUN ÈDE - LOGUM EDÉ: Hortelã, rejuvenescedora. Deve ser usada para ajudar na autoestima e em amizades.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Oxóssi (2020, p. 36) atribui a arruda propriedades energéticas de proteção espiritual e cortar energias negativas além de servir de amuleto para olho grande expressão utilizada para designar inveja- e maus fluídos, intensifica a força de vontade auxiliando o indivíduo à realização dos seus desejos.
Òsányìn é o Orixá que detém o conhecimento sobre todas as folhas. Cada Orixá tem sua folha própria, mas só Òsányìn sabe exatamente o poder de atuação de cada uma. Ele comanda a sàsányìn (ato litúrgico de macerar folhas sagradas dos Orixás).
Ogum Peregum (verde), São Gonçalinho, Quitoco, Mariô, Lança de Ogum (não serve para banho), Coroa de Ogum (não serve para banho), Espada de Ogum (não serve para banho), Canela de Macaco, Folha de Mangueira, Erva Grossa, Parietária, Língua de Vaca, Mutamba, Palmeira do Dendê, Taioba (não serve para banho), Alfavaquinha, ...
O banho de Oxum contém 7 ervas ligadas à energia do amor incondicional, beleza, exuberância, e criatividade sendo elas: Artemísia, Calêndula, Malva, Erva-doce, Girassol, Colônia, e Melissa.
Guiné, arruda, folha de pitangueira, Espada de Iansã, Folha de Louro (não serve para banho), Erva de Santa Bárbara, cravo da Índia, Abre-caminho, Alfavaca-roxa, Bambu, Alface, para-raio, pinhão roxo, pata de vaca e peregum, são ALGUMAS das ervas de Iansã!
São Gonçalinho: erva de grande poder e axé. Não deve ser queimada em defumações. Usada para banhos, amacis e lavagem de guias e otás consagradas ao Orixá Ogum.
O banho de Oxalá, contém 7 ervas ligadas à energia da paz, tranquilidade e fé como: Capim Cidreira, Boldo, Manjericão, Algodão, Manjericão, Algodão, Alecrim, sálvia e Alfazema.
As ervas para o banho de obá são, pata de vaca, alfazema, jasmim, manjericão, poejo, peregum roxo, cipó, caboclo, Jurema preta, arruda Guiné e alecrim.
O Banho de Pomba Gira foi feito com um super mix de ervas selecionadas como: Anis, Artemísia, Poejo, Malva, Pitanga, Rosa, e Maçã para atrair autoestima, desejo da vida, intuição, paixão, realização e feminilidade. Laroyê moça bonita!
O banho de Xangô possui 7 ervas ligadas à energia da sabedoria, equilíbrio e justiça maior do orixá Xangô. Com um mix de ervas como: Hortelã, Girassol, Aroeira, Manjericão, Erva de São João, Jurema Preta e Laranja.
De acordo com a festa, seguido pelo ritual ao orixá Ossain vai-se cantando e jogando folhas dentro do templo, as folhas simbolizam a natureza, a prosperidade, a saúde e o dinheiro. As folhas espalhadas no chão do templo liberam sua essência.