Nas crenças da Umbanda e do Candomblé, comemora-se nesta sexta-feira (16) o dia de Obaluaê, orixá conhecido por ser o rei da Terra, responsável pelas curas e pelas doenças.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Ossain, orixá da Medicina e integrante da família de palha
Segundo a mitologia iorubana, Omolu é filho do rei Obaluaiê. Sua mãe é Nanã e seu irmão “gêmeo” é Oxumarê. Mas também fazem parte da chamada família de palha Iroco, Euá e Ossain.
O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado pela igreja católica a São Lucas, o padroeiro da medicina e considerado pelo Apóstolo Paulo o “amado médico”.
Curadores podem ser seres capacitados a receber, transformar e irradiar as energias de cura na potência e no grau requeridos para cada situação. Seres assim são raros, mas há muitos em formação.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.
Por ser o nosso criador, Oxalá é também o responsável pela nossa saúde física e mental, por isso devemos pedir a ele que olhe por nós nos momentos de enfermidade.
Características do Orixá:Exu Lálú é absoluto e enérgico. Ele é o mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún e Odé.
O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros.
CFM, CRNM e AMB são as entidades médicas que fazem o reconhecimento das especialidades médicas. O Decreto n° 8.516/2015 determina que o CFM, a Associação Medica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) são as entidades responsáveis pelo reconhecimento de especialidades médicas.
A mediunidade curadora “consiste (...) no dom que certas pessoas possuem de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. O fluido magnético desempenha aí importante papel.” Kardec: O Livro dos Médiuns, cap.
As cirurgias espirituais são procedimentos feitos por médiuns, ocorrem no plano do perispírito — plano imaterial — e podem chegar também ao plano físico.
A gira de cura trata de questões físicas, emocionais e espirituais, através da vibração das entidades e dos orixás. Quando vibramos no desequilíbrio da força cósmica de determinado orixá, seja por excesso ou escassez de determinada energia, o nosso corpo físico pode ficar suscetível a algumas doenças.
Rio - São Rafael Arcanjo é conhecido como “Senhor da Cura” e foi o único, de acordo com a Bíblia, a assumir forma humana. É protetor dos médicos, farmacêuticos, das enfermeiras, dos viajantes e dos jovens e conduz a humanidade curando as doenças físicas e espirituais.
Nossa Senhora de Lourdes é a santa cujo dia é comemorado neste 11 de fevereiro. Padroeira dos enfermos e doentes, Nossa Senhora de Lourdes é venerada desde meados do século XIX. A devoção a ela surgiu na França em uma cidade chamada Lourdes, atualmente, um grande ponto de peregrinação.
Para homenagear todos esse profissionais, foi escolhido o dia 18 de outubro. No calendário religioso, esse dia é o dia de São Lucas, que é o santo padroeiro da medicina.