Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Omulu é o médico dos Orixás, o senhor da cura das chagas e de outras moléstias. Por outro lado, é o Orixá soturno e perigoso, dono das doenças epidêmicas. É uma divindade da terra, tanto do solo quanto do subsolo.
Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Oxóssi faz parte do trono do conhecimento na Umbanda e ele atua em nossa inteligência, conhecimento, sabedoria e curiosidade em nosso mental em aprender como um todo. Ele estimula a vontade em nós que é necessária para conquistarmos a prosperidade.
É por isso que Iemanjá é conhecida como a Mãe dos Orixás. Outra variação dos mitos envolvendo-a aponta que ela era filha de Obatalá e Oduduá, sendo posteriormente desposada pelo irmão, Aganju, e, com ele, ela foi obrigada a ter 10 filhos orixás.
Neste mês de Outubro, se celebra o culto ao orixá Oxum, umas das divindades mais adoradas no iorubá. Oxum representa a grande mãe, senhora da fertilidade, é ela quem gera o fruto da vida e auxilia durante a gravidez. É a deusa da beleza e da vaidade, nos auxiliando a confiar no poder pessoal, sedução e sexualidade.
Logun Edé é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxossi, o que o faz ser um deus da terra e da água. É sem dúvida um dos orixás mais bonitos, já que a beleza é uma das principais características de seus pais.
Já para as religiões de matriz africana, o ano de 2024 será regido pelos orixás Exu e Obaluaê (ou Omulu). Enquanto Exu é o orixá da comunicação e da linguagem, atuando como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, Obaluaê é o orixá da doença e da cura.
Segundo a mitologia, Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.
Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência. O mito diz, que um dia Ewá estava lavando roupas sob uma tábua na beira de um rio, e que de repente notou que vinha em sua direção, um homem correndo desesperado.
digamos assim. o ogum acabou ganhando olorum. o olo do maré. é o orixá mais poderoso da mitologia e urubá. na verdade alguns dizem mesmo que ele nem é um orixá.
Quem me protege é o meu orixá ! Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.