As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.
Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k. Isso se deve ao fato de que o ouro puro é mais macio e menos resistente do que o ouro com uma mistura de outros metais, o que pode levar a danos ou deformações na peça com mais facilidade.
Devido à sua pureza, o ouro 24k tende a ser mais caro do que o ouro 18k. No entanto, o preço também pode variar de acordo com o mercado e a procura. O ouro 24k é mais valioso por grama devido à sua pureza, enquanto o ouro 18k é menos valioso devido à sua menor concentração de ouro.
A diferença entre eles é percentual de Ouro Puro e de liga metálica (prata, cobre, zinco, etc). Por exemplo: o Ouro Puro (chamado de Ouro 24k) tem 100% de Ouro e 0% de liga metálica. Já o Ouro 18k tem 75% de Ouro Puro e 25% de liga metálica. O Ouro 10k tem 41,6% de Ouro Puro e 58,4% de liga, e assim por diante.
Afinal, o ouro 10k escurece? Essa liga de ouro requer cuidados como toda joia, não devendo ser exposto a produtos químicos ou abrasivos, como produtos de limpeza e cloro de piscina.
A durabilidade de uma joia em Ouro 10k é a mesma de uma joia em Ouro 18k, e são mantidas as mesmas necessidades de cuidados: não tomar banho com sua joia, não entrar em mar ou piscina com cloro, não manter contato com produtos químicos, ou perfume.
Evite o contato com produtos químicos, perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza, além disso, não é aconselhável tomar banho com nenhum tipo de joia, seja de ouro ou outro tipo de material. Um dos motivos é que o sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.
O ouro 10K é uma opção mais acessível e durável, enquanto o ouro 18K é uma opção para joias mais trabalhadas com cor mais amarelo e potencialmente mais fácil de revender. Ambos têm seus prós e contras, então escolha aquele que melhor atende às suas necessidades.
Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da joia é definida pela seleção da composição destes 25%.
O tipo de ouro considerado mais caro, é simplesmente e talvez incrivelmente o ouro branco. Muitos se surpreendem ao ouvir que o ouro branco, é conhecido como o tipo de ouro mais caro, e não o ouro original amarelo. Tudo isso por que o ouro branco possui mais metais nobres brancos, como por exemplo, o paládio e a prata.
Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
O que significa 10K no anel? O 10K representa o quilate do ouro, ou seja, a sua pureza. Por exemplo, a versão de 24K é feita de ouro puro, já a de 18K contém 75% do metal e 25% de outros componentes que formam a liga.
A Vivara utiliza em suas joias ouro 18k, que é o mais indicado para o uso na joalheria em função de sua durabilidade e brilho. Sua composição contém 75% de ouro puro mais 25% de ligas especiais.
Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.
Coloque uma gota de ácido nítrico sobre o ouro e observe qualquer reação. Uma reação verde indica que seu objeto é um metal base ou folheado a ouro. Uma reação da "cor do leite" indicaria um material de prata folheado a ouro. Se não houver reação, então é provável que você esteja lidando com ouro real.
Já o ouro 10k, com 41,7% de ouro, é o mais resistente, mas com menos brilho e uma cor mais pálida. Entretanto, o ouro 18k se mantém como a escolha ideal para quem busca uma joia que combine valor e beleza.