São Mateus era pecador, um cobrador de impostos, deixou tudo e seguiu Jesus, tornando-se um dos Doze Apóstolos. Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida.
Levi (em hebraico: לֵּוִי; em hebraico padrão: Levy; hebraico tiberiano: Lēwî, "união") foi, de acordo com o livro de Gênesis, o terceiro filho de Jacó e Lia e o fundador da tribo dos levitas.
Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: — Venha comigo. Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa.
O nome é associado frequentemente a tradição, força e união. Além disso, no Novo Testamento, Levi é outro nome para o apóstolo Mateus, adicionando outra camada de significado religioso ao nome. Em resumo, Levi é um nome com raízes profundas na tradição bíblica, carregando consigo um senso de união e força.
ALERTA URGENTE🚨😭DEUS ESTÁ AVISANDO🚨🚨GENTE OLHA ISSO; NÃO IGNORE ESSAS IMAGENS🚨É O FIM MESMO!
Quem era Levi e Mateus na Bíblia?
Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”).
Levi, morto acusado por Caifás de trabalhar aos sábados, ressuscitou após o segundo tremor de terra. O sumo-sacerdote se assustou ao vê-lo caminhando pelas ruas.
Por que Jesus escolheu Levi? Levi estava em busca de uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus que, além de ter sido chamado para ser um discípulo, posteriormente foi escolhido para ser um apóstolo (Lucas 6:15).
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos.
No Livro de Isaías (capítulo 27), o Leviatã é descrito como uma serpente marinha, longa, forte, tortuosa e veloz. A origem histórico-mitológica de tais animais descritos na Bíblia é uma questão um tanto obscura.
O nome Judá, que também pode ser escrito na forma Judah, tem origem hebraica e deriva do termo "Yehudah", que significa "louvado" ou "agradecido". Na Bíblia, Judá foi um personagem importante da história judaica, sendo um dos doze filhos de Jacó e um dos ancestrais das doze tribos de Israel.
Levi, também conhecido como Mateus, foi um cobrador de impostos na Galileia. Jesus o chamou para segui-lo e tornar-se um de seus discípulos. Esse evento é narrado nos Evangelhos de Mateus (Mateus 9:9-13), Marcos (Marcos 2:13-17) e Lucas (Lucas 5:27-32).
Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida. O nome Mateus, algumas vezes, foi citado nos Atos dos Apóstolos.
Na Bíblia, Levi é o terceiro filho de Jacó e Lia, e seu nome está relacionado à palavra hebraica "lavah", que significa "unir" ou "associar". A tribo de Levi desempenhou um papel significativo nas atividades sacerdotais e no serviço religioso no contexto bíblico.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
O nome Levi é uma escolha tradicional com uma rica história e significado. De origem hebraica, o nome tem raízes bíblicas e seu significado é frequentemente associado à ideia de "unir" ou "juntar". Na Bíblia, Levi era o terceiro filho de Jacó e Lia, e foi o ancestral dos levitas, uma das doze tribos de Israel.
A Tribo de Levi servia deveres religiosos particulares para os israelitas e tiveram responsabilidades políticas também. Em troca, as tribos das terras eram esperadas a dar o dízimo para os Levitas, especialmente o dízimo conhecido como o Maaser Rishon ou Dízimo dos Levitas.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
Este texto conta a historia de Jesus chamando o publicano Levi para se tornar seu discípulo. Publicanos tinham a fama de corruptos. Jesus chama os pecadores!
Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo. Ele é o mais controverso e estudado dos apóstolos.