O febuxostate pode ser indicado pelo médico para prevenir o aumento do ácido úrico em pessoas com gota, especialmente nos casos de pessoas que não podem tomar o alopurinol ou quando o alopurinol já não é mais eficaz para reduzir os níveis de ácido úrico.
O alopurinol, também conhecido pelo nome comercial Zyloric, é um medicamento que tem como ação a redução da produção de ácido úrico pelo organismo, sendo útil, portanto, na prevenção das crises de artrite gotosa e de alguns tipos de cálculos renais.
O Alopurinol é usado para a prevenção de crises de gotas, de pedras nos rins e excesso de ácido úrico no organismo. Atua na redução de ácido úrico emitida pelo organismo, sendo assim, seus efeitos colaterais aparecem em até duas semanas.
ALOPURINOL Para que serve? Principais informações!
Para que é indicado o Zyloric?
Zyloric® é usado para prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, entre elas, pedras nos rins e certos tipos de doença renal.
O alopurinol é a estratégia terapêutica preferida, quando o paciente é um super produtor ou um sub-excretor de ácido úrico (alopurinol 300mg/dia). Também deve ser usado em pacientes com alta excreção de ácido úrico e que tenham história prévia de cálculos renais de ácido úrico ou insuficiência renal.
Pode ser tomado uma vez ao dia, por via oral. Se a dose diária exceder 300 mg e houver manifestação de intolerância gastrintestinal, pode ser apropriado um esquema de doses divididas. Os comprimidos de alopurinol devem ser tomados após as refeições, com bastante líquido.
Quanto tempo devo tomar alopurinol para baixar o ácido úrico?
Idealmente a profilaxia deve ser mantida por 3 a 6 meses após estabilização dos níveis séricos de ácido úrico. Em pacientes com gota tofácea, pode-se manter a profilaxia até a resolução dos tofos.
Porque não se pode tomar alopurinol na crise de gota?
Nunca iniciar alopurinol na crise, iniciar após o desaparecimento do ataque agudo da inflamação de gota. O tratamento com alopurinol não deve ser iniciado pois pode desencadear novos ataques. Se o paciente já estiver em uso, manter na mesma dose.
Esse remédio é um antigotoso e anti hiperuricêmico que age inibindo a xantina oxidase, uma enzima que participa da produção de ácido úrico, ajudando, assim, a diminuir o ácido úrico no sangue e na urina.
Os pacientes dos grupos de tratamento ativo (com alopurinol ou probenecida) mostraram redução acentuada na pressão arterial, com queda média de 10,1 mmHg.
No entanto, dadas as potenciais toxicidades do alopurinol, não recomendamos redução rotineira do ácido úrico sérico em pacientes com diabetes tipo 2, mas reservaríamos tal tratamento para aqueles com gota, litíase de ácido úrico ou com hiperuricemia grave (ácido úrico sérico > 9,0 mg/dl).
Laranja – A vitamina C, presente nessa fruta, também age na redução dos cristais no sangue. O suco de laranja natural ajuda a dissolver essas pedras e faz com que as articulações voltem ao normal.
Alguns molhos industrializados como ketchup, mostarda, maionese, molho barbecue e molhos de salada, contém frutose, favorecendo o aumento dos níveis de ácido úrico no organismo e causando o acúmulo dessa substância nas articulações.
“Até o momento, o estudo vem demonstrando que os extratos obtidos das folhas e da madeira do ipê branco apresentam o efeito de redução do ácido úrico no sangue pela diminuição da sua síntese”, afirma Dênia Saúde-Guimarães.
A colchicina é um fármaco que é utilizado principalmente na gota para tratar uma crise aguda ou para prevenir uma crise enquanto se inicia terapêutica de redução do ácido úrico.
Alopurinol deve ser consumido a qualquer hora do dia, no entanto, o ideal é que seja ingerido sempre na mesma hora. Para o tratamento de gota a longo prazo, a dose inicial recomendada de alopurinol é de 100 mg por dia (a ser aumentada em 100 mg a cada duas ou cinco semanas).
O uso concomitante de álcool pode diminuir a efetividade do alopurinol. Com o uso de suplemento de ferro pode haver aumento da captação de ferro pelo fígado. Altas doses de vitamina C (ácido ascórbico) podem acidificar a urina e aumentar o risco de formação de cálculos renais.
Alopurinol é indicado para redução da formação de urato/ácido úrico nas principais manifestações de depósito dessas duas substâncias – o que ocorre em indivíduos com artrite gotosa, tofos cutâneos e nefrolitíase ou naqueles que apresentam um risco clínico potencial (por exemplo, que estão em tratamento de tumores que ...
Idealmente a profilaxia deve ser mantida por 3 a 6 meses após estabilização dos níveis séricos de ácido úrico. Em pacientes com gota tofácea, pode-se manter a profilaxia até a resolução dos tofos.
Limão – Muito indicado no tratamento da desintoxicação do organismo, tomar um suco puro de limão, durante um período consecutivo, em jejum pode ajudar significativamente nos resultados.
Para baixar o ácido úrico rapidamente pode-se tomar remédios de farmácia, como colchicina ou alopurinol, indicados pelo reumatologista, evitar consumir alimentos ricos em purina e bebidas alcoólicas e tomar suco de cereja.