Se a Bíblia diz que "a mulher sábia edifica a sua casa" (Pv 14:1), a esposa do líder da igreja deve ser essa edificadora, uma construtora de pontes, promovendo relacionamentos altamente qualitativos dentro e fora da comunidade de fé. Quando o lar do líder é equilibrado, toda a igreja é abençoada.
As esposas de presbíteros são as heroínas nāo celebradas da igreja local. Os maridos dependem de suas orações, e as congregações dependem de seu trabalho.
“O obreiro evangélico é aquele que realiza um trabalho voluntário, levando uma palavra amiga para os necessitados. Seu trabalho é de grande valor para sociedade em hospitais, presídios, em projetos para dependentes químicos. Não podemos esquecer, também, da visão espiritual de ser obreiro.
A mulher tem um papel muito particular na história da missão da Igreja: sejam mães, catequistas ou religiosas, todas têm um papel fundamental na construção da Casa de Deus. “Penso que, verdadeiramente, esta é uma ótima notícia da nossa fé. Deus criou homem e mulher juntos, feitos à sua imagem.
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.
Deve evitar chegar atrasado, estar presente em tudo, fazer sempre o melhor e estar apto para a função. Jesus destacou a importância de se ter obreiros dedicados para a expansão do Reino de Deus na Terra.
O Obreiro é aquele que serve. O obreiro aprovado é aquele que antes de tudo ama a Deus e a Sua Palavra. Ele tem a finalidade de servir no reino de Deus geralmente atuando nas igrejas e trabalha auxiliando o pastor, ajudando a manter a ordem, cuidando da rotina e das atividades.
13 - O bom obreiro tem que saber tratar e corrigir as pessoas de forma amigável , mansa e amorosa... não deve ser autoritário, tem que respeitar seus limites. 14 - O bom obreiro deve respeitar e defender a liderança da igreja, não falar mal do pastor nem de outro obreiro, ele ora e não critica.
Fiel companheira para o esposo, educadora e exemplo de virtude para os filhos, firme colaboradora no governo da casa e na administração do patrimônio familiar, a função da mulher acabou transcendendo os limites do universo privado tornando-se essencial no sustento da organização social que dava estrutura à ordem civil.
1 A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.
Um presbítero deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher e ter filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem nem de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, o bispo deve ser irrepreensível: não arrogante, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto.
Outras funções... A esposa do pastor também se torna útil para a igreja local quando passa a ser a “psicóloga” de seu marido, constantemente ouvindo suas dificuldades e o orientando conforme a Palavra de Deus e o que o Senhor espera de seu esposo como pastor no Reino de Deus.
“Esposa de pastor” parece uma categoria que coloca mulheres numa posição em que os nomes são esquecidos, as vozes são silenciadas, os problemas são minimizados e o choro precisa ser engolido. A verdade é que esposas de pastor lidam com grandes responsabilidades e expectativas.
A esposa de um pastor tem um nobre chamado. Em alguns aspectos, este chamado é como o de qualquer outra mulher cristã. Deus diz em Gênesis 2:18: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Beba dessas palavras.
Um membro pode estar envolvido, mas um obreiro está comprometido com o crescimento do Reino. O membro contribui com a sua presença, mas o obreiro contribui com seu trabalho. O obreiro é aquele que se dispõe a comprometer o seu tempo, seus recursos e talentos na Obra de Deus.
a) O obreiro da casa de DEUS é aquele que trabalha e não dá trabalho. b) O obreiro da casa de DEUS é cuidadoso, aplicado em suas tarefas, não faz nada por obrigação, mas por gratidão a DEUS que o chamou para esta grande obra ,é constante na fé, e seus olhos são bons. ( Mt 6.22-23).
O obreiro que é destinado para a obra de Deus deve estar ciente da ajuda do seu Senhor diante das afrontas e perseguições. Um dos principais requisitos para se poder considerar um verdadeiro líder ou pastor, é a convicção das atitudes do vocacionado para com Deus, para com a sua palavra e para com o dia-a-dia.
Os “maus obreiros” são também aquêles que alimentam o rebanho em forma displicente, sem considerar as necessidades espirituais da grei. Quando o profeta Ezequiel descreveu as características do pastor infiel, entre outras coisas, disse: “Não apascenta (alimenta) o rebanho.” -Ezeq. 34:2.
Os obreiros devem ser responsáveis pelo cuidado, direção e ensinamentos que uma congregação recebe. Eles são líderes necessários que devem ter vidas exemplares. Seu chamado ao ministério é de procedência divina (Atos 20.28); seu exemplo é Jesus Cristo, e o poder para fazerem esta incrível obra vem do Espírito Santo.
Se uma boa esposa significa estar a serviço individual: ela quer manter o status da sua família, ascender com sua família, garantir sua integridade e dos seus familiares, sendo assim a sua própria ascensão, integridade e sucesso, ela não quer mudanças estruturais, ela quer a manutenção do seu bem estar e luta por isso.
"Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR" Provérbios 18:22 ⠀ ⠀ Sou grato à Deus por ter me dado você, @sylviacrivella e poder comemorar ao seu lado mais um ano seu de vida.
É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.