Qual o papel do educador como mediador do brincar?
O professor, como mediador da aprendizagem, deve fazer uso de novas metodologias, procurando sempre incluir na sua prática as brincadeiras, pois seu objetivo é formar educandos atuantes, reflexivos, participativos, autônomos, críticos, dinâmicos e capazes de enfrentar desafios.
Nesse sentido, entendemos que o papel do educador no brincar é o de organizar o tempo e o espaço, garantindo que o brincar seja incluído no planejamento.
Qual é o papel do professor como sujeito mediador da atividade lúdica na infância?
o educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar.
Qual o papel do professor como mediador na educação infantil?
Atua como mediador a partir do momento que observa a experiência da criança e possibilita a sua continuidade, favorecendo múltiplas possibilidades de aprendizagem. Para Vygotski(1991), o professor é o organizador do meio educativo social, instiga a interação desse meio com cada criança.
Qual o significado da mediação do professor nas brincadeiras e sua função na aprendizagem da criança?
A mediação por meio do instrumento, ou seja, dos materiais, auxilia as crianças nas atividades práticas, o que, reflexivamente, possibilita a elas viverem suas experiências, pois estão em uma relação mediada (VYGOTSKI; LURIA, 2007).
Brincadiquê? Pelo Direito Ao Brincar (3): O Adulto Brincante E Mediador De Brincadeiras
Qual é o papel docente em relação ao brincar?
O educador não precisa ensinar a criança a brincar, pois este é um ato que acontece espontaneamente, mas sim planejar e organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada, propiciando às crianças a possibilidade de escolher os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar.
Como educador professor, para você, qual a importância das brincadeiras e jogos em sua rotina educacional?
Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.
O professor mediador consegue ver como está o desenvolvimento e aprendizagem de seu aluno, isso acontece porque ele permite que a criança se expresse, dá autonomia e liberdade para que as opiniões sejam colocadas, assim a interação lhe permitirá levantar dados para saber se o que está sendo trabalhado tem sido ...
O mediador atua como um facilitador do entendimento entre as partes em conflito, por isso, segundo o Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, deve agir com imparcialidade, auxiliando e estimulando as partes a desenvolverem soluções consensuais para a disputa.
Segundo Mousinho et al. (2010), o mediador escolar não deve agir de forma substitutiva ao professor regente, mas ser apoio para ele. Sua atribuição principal é ser intermediário diante das situações que envolvem questões comportamentais, pedagógicas, sociais, recreativas, de comunicação e de linguagem.
Qual é o papel do professor na brincadeira da criança?
O professor tem como papel de organizar o ambiente do jogo no espaço da escola principalmente na educação infantil, já que envolve mais atenção por ser criança pequena, o professor precisar estar atento, pois é ele que institui o jogo sem que a criança acabe sendo atrapalhada por atividades que exige mais espaço.
Vygotsky (1998) afirma que não é possível ignorar que a criança satisfaz algumas necessidades por meio da atividade do brincar. As pequenas tendem a satisfazer seus desejos imediatamente, e o intervalo entre desejar e realizar, de fato, é bem curto.
De acordo com Silva (2019), o educador tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades lúdicas na sala de aula. A autora acredita que para trabalhar com jogos de forma educativa no âmbito escolar é indispensável que o docente desenvolva estratégias que despertem o interesse das crianças.
Qual o papel do professor para assegurar o direito de brincar?
O professor quem vai mediar as relações, favorecer as trocas e parcerias, promover a interação, planejar e organizar ambientes instigantes para que o brincar possa se desenvolver (BRASIL, 2005, p. 50).
Segundo Greice, o objetivo deste trabalho é compartilhar vivências, tratando do que é a brincadeira e como o educador pode participar dela. A ideia do "ser brincante", nas palavras dos participantes, é aprender com os alunos, trazer o divertimento para a sua formação.
A principal função do mediador é ser o intermediário entre a criança e as situações vivenciadas por ela, onde se depara com dificuldades de interpretação e ação”. É necessário que o profissional esteja em constante aprendizado, em busca de mais leituras e cursos para aprimorar o seu conhecimento.
O mediador, deve conhecer a técnica do processo de mediação, aplicando a sua capacidade de entender a complexidade do conflito, ter boa comunicação, habilidade para escutar e entender critérios e juízos de valor das partes envolvidas, além de demonstrar o real interesse no bem estar delas.
Já o mediador atua nas ações na quais as partes possuem vínculos, com objetivo de restabelecer o diálogo e permitir que elas proponham soluções para o caso.
Na prática, trata-se do profissional de educação que se coloca como um incentivador, facilitador ou motivador da aprendizagem. Dessa forma, faz com que o aluno se aproprie das suas próprias experiências, tornando-se protagonista nesse processo e capaz de atingir os seus objetivos com bastante autonomia.
Os professores da primeira infância apoiam a aprendizagem, fornecendo atividades e materiais. Ao facilitar a aprendizagem e prover um ambiente adequado ao desenvolvimento, materiais interessantes e tempo suficiente para explorar, aprender, brincar e interagir, as crianças consideram o aprender fácil e divertido.
O professor mediador oportuniza e favorece processos de reflexão da criança sobre suas próprias ações. Vygotsky fez uma grande contribuição em termos de avaliação de aprendizagem com sua teoria sociointeracionista onde a ação da criança é o ponto essencial para o seu desenvolvimento.
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
Quais são as características que um professor mediador deve ter?
Deve ser criativo e ter atenção às formas de percepção e assimilação do conteúdo pelo aluno. Utiliza-se de prática de ensino na qual o aluno é ouvinte e passivo no processo de aprendizagem. É aquele que interage de tal forma que faz a aprendizagem se tornar real, constante e autogeradora de novos conhecimentos.
Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre o brincar?
Paulo Freire (1921-1997) foi alfabetizado pelos pais em casa. Em uma relação de aprender a ler o mundo e as palavras ao mesmo tempo, o nome dos pássaros e das árvores do quintal ditavam o conteúdo das aulas.