Para impressão de certificados, quadros, cartazes e outros materiais de divulgação, a dica é apostar no papel sulfite A3. Trata-se de um tipo de sulfite de formato maior em comparação ao A4: tem o dobro de largura, 42,0cm, por 29,7cm de altura.
O papel duplex é composto por duas camadas que podem ter cores e composições diferentes. Justamente por ser “composto”, ele é mais grosso. Por isso, indicado para embalagens personalizadas.
Papel A5. O formato de papel A5 tem as medidas 210x148mm, ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4). Por isso, ele é utilizado para produtos de dimensões menores, como bloco de notas e convites, por exemplo.
Qual a diferença entre papel Offset e Sulfite? Qual usar para encadernação?
Qual é maior A4 ou A6?
Observação: Tirando os modelos norte americanos, independente do padrão, quanto menor for o número do papel maior será o tamanho do papel. Quando o número que forma o nome do papel aumenta, seu tamanho diminui. Ou seja, o papel A3 é maior do que o A4 e o A5. Já o papel A6 é menor do que o A1.
O mais comum e conhecido é o tamanho A4 que tem o tamanho de 21 x 29,7 centímetros. A maior parte dos tamanhos padronizados de papéis recebem nomes acompanhados por números, por exemplo, o A4, que acabamos de falar. Juntando duas folhas de tamanho A4, temos então uma folha A3, com 42 x 29,7 centímetros.
Ele é mais duro que o papel sulfite e mais fino que a cartolina, e sua textura, em relevo, é levemente rugosa, com pequenas linhas paralelas. Perfeito para artigos que requerem sofisticação.
Já o papel cartão existe apenas em altas gramaturas e é mais grosso do que uma cartolina e também pode ser encontrado em diversas cores, a diferença é que não é os dois lados do papel que são coloridos. O papel cartão é usado produção de embalagens, molduras e caixas.
E os modelos da série A, como o A4 e A3, o Ofício e o Carta normalmente tem a gramatura de 75g por metro quadrado e são ideias pra usar em apostilas, livros, cadernos e agendas. Já o sulfite tipo offset usado na impressão de folders, capa de revista e folhetos pode ter a gramatura de 120g² até 150g por metro quadrado.
O que é gramatura de papel? Gramatura ou gramagem de papel é uma medida de peso que representa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Normalmente, os papéis mais pesados são mais grossos, enquanto os papéis mais leves são mais finos, mas pode haver exceções.
Para identificar a gramatura de papel, utiliza-se uma balança de precisão, que indica o peso do papel por metro quadrado. As especificações foram padronizadas pela norma ISO 536, e quanto maior for o valor, mais grosso será o papel.
120g a 150g: o papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook. Já a gramatura 150 g/m² é comum em impressão de capas de revista, folhetos, flyers, folders e panfletos que demandam uma resistência maior; 180g: utilizado em cartolinas e cartões de qualidade inferior, bem como sacolas de papel.
75g: O tipo de papel mais comum, é recomendado para uso interno ou notas fiscais, avaliações, pedidos e outros documentos simples. 90g: Gramatura mais recomendada para papel timbrado, teses, propostas comerciais, contratos, e outras situações onde há uma maior preocupação com a apresentação.
A gramatura do papel kraft varia de acordo com a sua finalidade. Em sacolas e embalagens, por exemplo, a gramatura costuma ser de 30g. Por outro lado, as pastas de escritórios podem ter de 75g a 90g. Além disso, se o papel for utilizado para a fabricação de um cartão, a gramatura é maior e costuma de ser de 250g.
O papel mais utilizado para papelaria personalizada é o papel fotográfico, ele tem um brilho lindo, deixa as impressões mais vivas e destacadas. A média de preço por folha hoje é de R$0,45 para 180g e R$0,55 para 230g.
250g a 350g: papéis com essa gramatura têm uma qualidade superior e são mais firmes, como por exemplo o duplex, supremo, diamond e couché. Esses tipos de gramatura são comuns na impressão de convites, cardápios, cartões de visita, panfletos, catálogos e flyers.
Para topos de bolo personalizados, o papel ideal, com melhor custo benefício e mais fácil de ser encontrado em papelarias é o papel couché. Usando o couché de 180g você obterá um excelente resultado, toppers firmes e de alta qualidade.
O que é, afinal o papel canson? Trata-se de um tipo de papel que tem a preferência de quem faz desenho técnico e artístico. A razão são seus atributos físicos (gramatura e porosidade), que lhe conferem maior resistência e durabilidade, além de entregar maior qualidade aos projetos.
Resumindo, de forma simples, caso você demande de um grande volume de impressões, o A3 pode ser mais útil, porém, no caso de baixos volumes, o formato A4 vai dar conta do recado e é a melhor opção em funcionalidade com baixo TCO.
A linha Chamex inclui o papel sulfite Ofício 2, também conhecido como fólio, que possui 21,6 cm por 33,0 cm, gramatura de 75g e é adquirido em pacotes com 500 folhas. Não é um tipo de folha muito popular, mas usa-se em impressões de folders, catálogos, flyers e demais peças gráficas.
É uma página de documento que resume o objetivo, o andamento e os resultados da melhoria realizada ou em realização. A3 também é um padrão de tamanho de papel que tem dimensões de, aproximadamente, 297mm x 420mm, correspondendo ao dobro do tamanho do papel A4.