b) Papel seda O papel seda é uma excelente opção para lambes manuais e em serigrafia também. Ele pode ser encontrado colorido ou transparente. É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar.
O lambe manual tem o seu significado no próprio nome: é aquele feito manualmente. Seja com a mistura de látex e pigmento xadrez (como no exemplo da foto), por meio de marcadores, tinta acrílica.
O ideal é usar uma gramatura de 75g/m², e se for imprimir em gráfica opte pelo acabamento fosco. Use duas partes de água para cada parte de cola branca escolar líquida. Cada litro de cola branca rende 3 litros de cola pra lambe. Essa quantidade é suficiente para colar cerca de 200 cartazes no formato A3.
O QUE é? Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
Coloque os mariscos enfiando no arroz com cuidado. Adicione água aos poucos até cobrir os ingredientes passando 1 dedo. Salgue a seu gosto. Jogue o cheiro verde e a pimenta por cima mexendo com cuidado, deixe cozinhar normalmente olhando se precisa de agua de vez em quando.
Diferentemente do cartaz, o lambe-lambe não possui um padrão de funções a ser seguido para que atinja seus públicos ou, até mesmo, como é o caso encontrado em nossa análise os lambe-lambes são utilizados apenas a divulgação de suas próprias ideias.
Os tamanhos são variados, mas o mais popular é o formato A3 (30x42cm). A cola usada para colar o Lambe-lambe é originalmente feita com farinha de trigo, vem daí o nome Wheat-paste (pasta/cola de trigo), que nada mais é uma forma barata de aplicar diversos cartazes de forma eficiente.
A afixação de "lambe-lambe" somente é permitida em suportes cilíndricos para afixação gratuita de pôsteres, mobiliários urbanos de uso e utilidade pública, previstos no artigo 30, inciso XXI e §17, da Lei n° 13.525/03.
Lambe-lambe na gringa é conhecido como Wheat Paste (cola de farinha) justamente pela matéria prima da cola caseira: a farinha. Existe cola de farinha de trigo, de polvilho, de arroz e por aí vai. E com 1kg de farinha se faz MUITO grude caseiro.
Os lambe-lambes abraçam uma variedade de temas, desde manifestações políticas e sociais até arte urbana, poesia, eventos culturais e divulgação de serviços.
Papel A6. Com as medidas 148x105mm, esse formato de papel é ideal para produtos como o crachá, tags e blocos de nota, por exemplo. Por ser pequeno e ao mesmo tempo visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.
Coloque a cola na bandeja para tinta. Faça uma mistura de uma parte de cola branca com duas partes de água. 2- Aplique a cola diluída direto na parede com a ajuda do rolo de pintura e da escada, na sequência cole os cartazes em cima. Não passe a cola diretamente no cartaz, pois o papel é muito fino e pode rasgar.
Utilize uma quantidade suficiente de cola para garantir a aderência, mas evite excessos que possam escorrer e sujar a área ao redor. Certifique-se de que o cartaz esteja bem esticado e sem rugas antes de fixá-lo no poste.
Velho conhecido dos amantes de arte urbana, o lambe-lambe é um pôster artístico facilmente encontrado em espaços públicos. Você já deve ter se deparado com eles pelas ruas da cidade. Atualmente o objeto também compartilha o status de item de decoração e ocupa, cheio de estilo, casas, apartamentos e escritórios.
Caso queira remover lambe-lambes que estão aplicados na parede há muito tempo, precisa utilizar água quente e uma esponja e esfregar com a parte áspera. Pode demorar um pouquinho, mas vai sair tudo. Caso fiquei algum resíduo, pode tirar com uma espátula.
A afixação de "lambe-lambe" somente é permitida em suportes cilíndricos para afixação gratuita de pôsteres, mobiliários urbanos de uso e utilidade pública, previstos no artigo 30, inciso XXI e §17, da Lei n° 13.525/03.
A origem do termo “lambe-lambe” é bastante controversa. A explicação mais recorrente está associada ao período em que os fotógrafos utilizavam as chapas de vidro como negativo.
Quais são as principais características que compõem um lambe-lambe?
O Teatro Lambe-Lambe, é um estilo teatral genuinamente brasileiro que utiliza das formas animadas para ocuparem um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas ou em um espaço de qualquer formato, desde que seja fechado.
O lambe-lambe atua na contramão do que é normativo dentro do meio artístico, já que está fora do circuito das grandes instituições e pretende apresentar intervenções artísticas que sejam provocativas e que se comuniquem com o público e com o espaço, extrapolando a “bolha” criação-artista.
A cola de farinha de trigo, assim como a de polvilho, é fácil e barata de fazer, e por isso é uma das colas mais usadas para colagem de cartazes e lambe-lambe.
Misture separadamente em uma tigela 1/4 da água com 7 colheres de farinha (ou polvilho) até dissolver totalmente; Ao ferver a água, jogue a mistura com farinha (ou polvilho) e mexa por 5 minutos até engrossar; Coloque o vinagre (ou detergente) e mexa por mais 2 minutos, resfrie antes de usar. Pode ser na geladeira.
Quem são os artistas ou grupos mais conhecidos que produzem lambe-lambe?
Da região Norte, além do trabalho de Luís há lambes de artistas como Mendes Auá e Keila Serruya (Manaus), Kenaldy (Boa Vista, RR), Movemoov (Macapá, AP) e Vih Mourão (Porto Velho, RR). Também há trabalhos de participantes de oficinas de produção lambe-lambe que Lima realizou em setembro de 2019 e no início deste ano.