A anhuma é uma ave anseriforme da família Anhimidae. É a ave símbolo do estado de Goiás, presente também nas bandeiras das cidades de Guarulhos e Tietê (São Paulo).
Você sabia que a ANHUMA é a ave símbolo da cidade de Guarulhos? O maior grupo de fauna da cidade de Guarulhos é o das aves! São 375 espécies catalogadas.
§ 1º O estilo da Bandeira, esquartelado em cruz, dentro da tradição heráldica portuguêsa, simboliza o espírito cristão do povo de Guarulhos; o Brasão central simboliza o Governo Municipal e o losango onde é aplicado representa a própria sede do Município.
Ave símbolo do estado de são paulo, também considerada ave símbolo do brasil. É uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera.
Estes pertenciam á raça tupi e nestas plagas se estabeleceram em 1560, vindos de Piratininga, procurando fugir à senha dos conquistadores portugueses. Esses gentios eram de baixa estatura e barrigudos, daí a origem o nome Guarulhos, que em língua tupi significa barrigudos.
Etimologia. Segundo José de Alcântara Machado de Oliveira, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, os guaramomis ou maramomis, que eram um ramo dos guaianás.
Embora não seja possível precisar com segurança seu ano de fundação, o dia 8 de dezembro de 1560 é oficialmente considerado para definição da idade do município. Da mesma forma, a Lei Municipal n° 2789 de 1983 reconhece oficialmente o padre Manuel de Paiva como fundador de Guarulhos.
A mudança de prefixo funciona da seguinte forma: quem tem o número com prefixo 6671 passará a utilizar o 2671. O número 6 foi escolhido porque não há outras regiões do país, além de São Paulo, com esse prefixo, o que torna a mudança menos abrangente e trabalhosa.
Fundada em 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, a área atualmente conhecida como Guarulhos era, naquela época, habitada pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.
Comum nos ambientes inundados brasileiros, como é o caso do pantanal e dos banhados do Sul, as inhumas são grandes voadoras que apresentam muitas características intermediárias entre a família dos patos e a dos galos. Geralmente, ostentam esporões (inclusive na cabeça) que servem para espantar os rivais.
Guaruba ou ararajuba. Essa ave de tons intensos é o símbolo do Parque Nacional da Amazônia (Pará), um dos últimos refúgios da espécie. No final do século 16, era muito valiosa comercialmente e equivalia ao preço de dois escravos.
O nome científico da espécie, Anhuma cornuta, faz menção às características físicas da ave, já que anhuma tem origem na língua tupi (nhãm) e tem o significado de "pássaro preto". O segundo nome, cornuta, vem do latim “cornutus”, cujo significado é chifre.
Escudo clássico português, com a coroa mural de cinco torres, de prata e poternas de goles. Campo de blau com uma cruz latina em abismo, encimada por um crescente posto em chefe, tudo de prata.
Conheça mais sobre o GRU Airport, o segundo maior aeroporto da América Latina. Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985.
Quem foi o primeiro prefeito da cidade de Guarulhos?
A 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Guarulhos data de 1948. Naquele ano, o município tinha 13 vereadores. O presidente do Legislativo era Rinaldo Poli, que voltou a comandar a Casa nos anos de 1949, 1951,1952 e 1953. Poli foi também o primeiro prefeito eleito de Guarulhos em 1953, com 7.800 votos.
A cidade possui uma economia forte e dinâmica, que contribui substancialmente para o crescimento econômico de São Paulo. O setor industrial, o comércio e os serviços de Guarulhos geram empregos, impulsionam a arrecadação de impostos e fortalecem o desenvolvimento econômico da região.
As aves sempre foram consideradas símbolos representativos de um grupo, local, país, etc. A ave símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).
- Chamado 'Santo Paulo' para não se confundir com o nome do clube, o simpático velhinho de barbas brancas eternizou-se como mascote do São Paulo FC através de cartuns publicados no jornal A Gazeta, nos anos 30 e 40. Ao longo da história, não há qualquer desenho ou traço do 'Santo Paulo' considerado oficial.