Mais uma, entre outras curiosidades sobre o beija-flor, é que eles têm a habilidade de ficarem suspensos no ar, devido à sua capacidade de bater as asas rapidamente, seu metabolismo acelerado e a anatomia de seu corpo.
Ficar parado no ar pode ser conseguido de duas maneiras diferentes: batendo muito rapidamente as asas como os beija-flores ou aproveitar a corrente de vento ficando de asas abertas como o kestrel. O beija-flor paira no ar para lamber o néctar das flores e o kestrel fica à procura de uma presa que anda no solo.
Os pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, concluíram que os andorinhões-comuns podem passar 10 meses seguidos voando! As aves rastreadas permaneceram em terra por apenas dois meses durante o período de um ano.
Mas o verdadeiro segredo é outro. “Ao contrário das outras aves, o beija-flor não agita as asas para cima e para baixo, mas para a frente e para trás, na horizontal”, afirma o ornitólogo Luiz Francisco Sanfilipeo, do Parque Zoológico de São Paulo.
O beija flor tem a incrível capacidade de voar em todas as direções, inclusive para trás, graças a três fatores que são determinantes para essa agilidade.
O beija-flor é uma ave bela e muito famosa no Brasil devido ao seu tamanho pequeno e à sua capacidade de ficar suspenso no ar, batendo as asas rapidamente.
Na Bíblia, segundo o livro de Gênesis, Deus fez os animais que vivem nas águas e no ar, entre eles o beija-flor, visto como o mensageiro do céu que incentiva as pessoas a seguir em frente e deixar o passado para trás.
O beija-flor é bélico”, afirmou Piacentini. Para conseguir néctar, é preciso saber voar ao sabor do vento que balança as flores e se alimentar sem destruir sua delicada fonte de alimento. É por isso que os beija-flores são capazes de parar em pleno ar e voar em qualquer direção, com uma rapidez sem comparação.
Os Pesquisadores indicam que apenas uma espécie, a águia-pescadora usa as térmicas do ar ascendente e os chamados ventos horizontais para economizar energia, quando sobrevoam o oceano.
O nome da ave em latim é 'Apus apus', o que significa 'sem pés'. Essa definição indica uma das principais características do andorinhão-preto: a sua impressionante capacidade de permanecer voando. Ou seja, ela come, bebe e dorme enquanto voa. A ave pode voar por quase dez meses, sem pousar!
Algumas aves também voam enquanto dormem utilizando metade do cérebro. Fragatas voam sobre o oceano durante meses e podem dormir regularmente e usar metade do cérebro por vez para dormir ao planar ou deslizar pelo ar.
Foram mencionadas pelos informantes 30 espécies de aves bioindicadoras de chuva, as mais citadas foram anum-preto (Crotophaga ani), acauã (Herpetotheres cachinnans), sariema (Cariama cristata) e fura-barreiro (Nystalus maculatus).
Os beija-flores são uma das aves mais ágeis do reino animal e aqui demonstramos e explicamos sua capacidade de voar em marcha ré para conseguir seu alimento!
Qual é o único pássaro que consegue ficar parado no ar?
O beija-flor é a única ave capaz de voar para trás, ficar parado no ar e até de cabeça para baixo! Por que uma ave que possui a mesma ferramenta de vôo das outras aves (as asas) consegue um resultado tão diferente?
VOCÊ SABIA❓ Os beija-flores são os únicos pássaros capazes de voar para trás. . Essas aves magníficas, também conseguem voar para os lados, para baixo e para cima, além de conseguir pairar no ar, exatamente como um helicóptero.
O que significa quando um beija-flor chega perto da gente?
A proximidade de um beija-flor é considerada boa sorte. Desde então, diz-se que a proximidade de um beija-flor dá sorte. Mas não só isso, sua presença também indica que alguém lhe desejou o melhor e que o pássaro levará seus pensamentos e desejos, por mais leves que sejam, de um lugar para outro.
O que significa receber a visita de um beija-flor dentro de casa?
E também podemos associar a visita com a espiritualidade. Explico: no misticismo, a entrada do beija-flor em sua casa diz respeito ao sinal de que um ente querido falecido está enviando amor e proteção. Essas aves são vistas como a ponte sutil com o próprio reino espiritual.
Os beija-flores são animais leves, de pouco peso. Essa leveza nos transmite a mensagem de uma vida livre de tudo aquilo que nos sobrecarrega e nos torna infelizes, tristes e cheios de cargas emocionais que nenhum bem nos fazem. Também nos inspira a mantermos vidas iluminadas, livres de dúvidas, preocupações e medos.
Mas existe um pássaro que consegue voar por todo esse tempo (lembrando: 10 meses) sem parar nem um segundo para descansar: o andorinhão preto (Apus apus). Quem descobriu foi um grupo de cientistas da Universidade Lund, na Suécia.
Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.