Pé direito mínimo A altura mínima do pé-direito não pode ser inferior a 2,50m. No caso de corredores, vestíbulos, banheiros e despensas, é permitido alcançar a medida de 2,30m. As medidas devem ser garantidas em pelo menos 80% do teto, mas não podem ser menores do que 2,30m.
Mas, antes de qualquer coisa, vamos explicar melhor o que é? O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
O pé-direito baixo, como o próprio nome já diz, é o que apresenta uma altura mais diminuta. Logicamente, essa medida pode variar, mas ela é considerada pequena quando gira em torno de 2 metros e 30 centímetros.
Ou seja, é a altura entre o piso que você caminha e o teto/forro que você pode visualizar logo acima de você. Existe, desse modo, o pé direito apenas do cômodo em si, como de um prédio inteiro: contando o piso até o topo do mesmo.
Isso significa que, se um pé-direito tradicional tem como medida padrão 2,70m, o duplo tem em torno de 5,40m. É importante destacar que ele se diferencia do pé-direito alto. O duplo tem essa nomenclatura justamente por ser o dobro da medida padrão; já um pé-direito é considerado alto a partir de 3 metros.
Pé direito é a diferença (altura) entre o piso e o teto de um cômodo ou de uma edificação inteira. Essa distância pode variar de acordo com o projeto, mas o principal critério usado para determinar o pé direito é o conforto do cliente ao se movimentar pelo espaço.
Com a ajuda de uma trena, comece a medir cada parede. Depois, anote no papel as medidas de cada uma delas. Nesse processo, também é preciso analisar as janelas e portas. Tudo isso, sem se esquecer de medir o pé direito, que, nada mais é, do que a metragem localizada entre o teto e o piso.
Qual a altura padrão de pé-direito de apartamento?
O pé-direito padrão é o mais encontrado na maioria dos imóveis novos, especialmente nos apartamentos pequenos, nas kitnets e nas casas conjugadas. Ele possui entre 2,5 a 2,8 m de altura.
“Pé-Direito” é a altura entre o piso acabado e o teto de um ambiente – o padrão é que ele tenha 2,70m. O “duplo” acontece quando isso se estende para o pavimento superior, multiplicando por dois a medida.
Pé-direito é uma expressão da língua portuguesa muito utilizada em arquitetura, engenharia e em construções em geral, que indica a distância do pavimento ao teto.
Segundo Sérgio, a altura padrão usada no Brasil costuma ficar entre 90cm e 94cm, considerando uma estatura média da população de 1,70m. “É uma média bem geral, não é uma regra. A personalização pode ser uma boa saída.
No sistema de medidas, “pé” é a unidade que corresponde a 30,48 centímetros. Assim sendo, a palavra “direito” seria empregada no sentido de “correto”, para indicar a medida usual do solo ao teto que predominava em determinada região.
Paredes com pé-direito baixo possuem menos que 2,5 metros e não são recomendadas para quartos de uso contínuo, pois causam sensação de espaço fechado e confinamento, logo, são contraindicados para cômodos comuns em construções, como sala, cozinha, entre outros.
95,7% dos homens são atendidos com 7 tamanhos diferentes de calçados (38 a 44) e 97,8% das mulheres são atendidas com 7 tamanhos diferentes (33 a 39). Um dado interessante é que 10,1% dos homens e 23,1% das mulheres têm um pé maior do que o outro.
A verificação da medida deve ser do calcanhar até a ponta do dedo mais longo, seja qual for. Não corra o risco de os dedos serem apertados dentro do sapato. A escolha do tamanho do calçado deve ser em relação ao pé de maior tamanho, se a diferença for pequena.
A NBR 15.575 estabelece diretrizes específicas para a altura mínima do pé-direito, considerando as necessidades humanas. Portanto, conforme as normativas, a altura mínima não pode ser inferior a 2,50 metros. Mas, em áreas específicas, como vestíbulos e instalações sanitárias, permite-se reduzir para 2,30 metros.
De maneira simplória, o pé-direito pode ser entendido como o espaço entre o teto e o chão medido por um ângulo reto. Lembre-se: essa medida deve ser calculada no interior e não no exterior da obra.
Qual a altura de pé direito duplo? A altura padrão do pé-direito varia de acordo com o Código de Obras e Edificações de cada cidade. Em São Paulo e Campinas, por exemplo, a medida padrão é de 2,50m para áreas sociais e 2,30m para banheiros.
O ideal é ter um altura mínima de 2,30 metros. Mas os arquitetos esclarecem quando é necessário rebaixar o forro. O arquiteto Jeferson Bunder (tel. 11/4990-6090), de Santo André, SP, aconselha a altura mínima final de 2,30 m.
Pé-direito consiste na distância piso à piso ou teto à teto em um local construído. Há também o pé-direito útil, que tem a ver com a altura livre entre o piso e o teto (em estruturas com vigamentos na circulação ou até mesmo instalações elétricas e hidráulicas, o mesmo é medido do piso até a interferência).
Chamamos de pé direito, na arquitetura, a distância entre o piso e o teto do ambiente. A maioria das casas, hoje em dia, têm altura padrão entre 2,5m a 2,7m.