Qual o perigo das propagandas enganosas?

Consequências da publicidade enganosa Toda propaganda que o cliente julgar enganosa pode ser denunciada ao Procon, ao Ministério Público, ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) ou a outros órgãos de proteção ao consumidor. As reclamações podem gerar diferentes resultados para as empresas.
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Quais as consequências de uma propaganda enganosa?

Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena Detenção de três meses a um ano e multa. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.
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Por que propaganda enganosa é crime?

De acordo com o Art. 37 do próprio Código de Defesa do Consumidor, é proibida tanto a publicidade enganosa, bem como a publicidade abusiva, que por sua vez, é aquela que impõe situações descabidas ao consumidor brasileiro, como por exemplo, a aquisição de uma peça, para que seja permitida a compra de outra.
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O que fazer diante de uma propaganda enganosa?

Assim como nas demais hipóteses, a abusividade constatada em uma propaganda pode ser denunciada ao Procon. Na possibilidade da publicidade ser considerada abusiva, o órgão tomará as medidas necessárias para que ela deixe de ser exibida ou veiculada, além da aplicação de sanções pelas infrações cometidas.
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O que pode ser considerado propaganda enganosa?

A propaganda enganosa é uma estratégia de marketing que envolve a promoção enganosa de produtos ou serviços, com o intuito de induzir o consumidor a tomar decisões baseadas em informações falsas ou manipuladoras.
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PUBLICIDADE ENGANOSA | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 34

Quando a propaganda se torna um problema para o consumidor?

Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa. A publicidade é uma forma de comunicação que tem o objetivo de divulgar um produto ou serviço, mas quando ela apresenta informações falsas ou omissão de dados, pode causar danos ao consumidor.
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Quem responde por propaganda enganosa?

424: 'O anunciante, como já dito, é responsável, no plano cível, objetivamente pela publicidade enganosa e abusiva, assim como cumprimento do princípio da vinculação da mensagem publicitária. Já a agência e o veículo só são corresponsáveis quando agirem dolosa ou culposamente, mesmo em sede civil".
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É crime prometer algo e não cumprir?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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Como identificar propaganda enganosa e abusiva?

A publicidade que explora o medo, a superstição ou que induz as pessoas a se comportarem de forma a prejudicar a saúde, ou segurança, é considerada abusiva. Também se enquadra nessa definição a propaganda discriminatória, a que desrespeita valores ambientais e a que se aproveita da inocência infantil.
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Quando o consumidor é enganado?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.
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Quais as principais consequências da propaganda?

Quais as consequências da influencia da propaganda sobre o comportamento do consumidor? Em conclusão, a publicidade tem um poder significativo na influência do consumo. Ela cria conscientização, molda percepções, incentiva o consumo impulsivo e cria desejos nos consumidores.
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Como os consumidores podem se proteger contra a publicidade enganosa?

Contudo, é possível que o consumidor adote alguns cuidados especiais para se proteger das propagandas enganosas. É recomendável que o consumidor pesquise antecipadamente os produtos que pretende comprar, analisando o preço do produto, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais.
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Qual a diferença entre propaganda enganosa?

Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos. Art. 35.
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É proibida toda publicidade enganosa porém há exceções para a publicidade abusiva?

Não há exceções para a proibição. É o que diz o caput do artigo 37.
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Quando promete algo e não cumpre?

🔻 Quando você promete algo e não cumpre na sua relação você faz a pessoa perder a confiança em você, então só prometa aquilo que você consegue cumprir, cuidado com falsas promessas!
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Como a propaganda pode influenciar as pessoas?

Qualquer pessoa hoje, independente da sua classe social ou idade, é estimulada por propagandas a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio de diversas repetições e artifícios visuais, criando um desejo de consumo.
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Como a propaganda influencia o comportamento do consumidor?

Através de apelos emocionais, como histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade estimula o desejo e a vontade de adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, ela influencia diretamente as escolhas de consumo das pessoas.
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Porque a propaganda influencia as pessoas?

Como as propagandas influenciam nosso comportamento? As campanhas além de mostrar o produto, elas também agregam valor, criando uma sensação de que se você comprá-lo irá ser mais feliz, desejado, entre outros sentimentos de bem estar.
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O que diz o artigo 38 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 38. O ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.
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Qual é a defesa do consumidor?

O CDC - Código de Defesa do Consumidor, estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Sua origem remonta à Constituição Federal do Brasil/1988, a qual estabeleceu definitivamente a defesa do consumidor como direito e garantia fundamental do cidadão (art.
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Como é possível proceder para analisar a veracidade de uma propaganda?

Como é possível proceder para analisar a veracidade de uma propaganda? A apuração é feita no local do acontecimento, em entrevistas ou conversas com pessoas envolvidas no assunto e também apanhada de fontes secundárias.
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Como saber se a propaganda é verdadeira?

Veja abaixo como identificar fake news:

Nunca leia só o título e confira se o fato já foi publicado em outros veículos. Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.
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Como fazer uma análise de uma propaganda?

Como fazer uma análise de uma propaganda?
  1. Definir uma hipótese alinhada aos seus objetivos. ...
  2. Explore os sentimentos que a campanha provoca no público-alvo. ...
  3. Entender como a marca está a ser representada na campanha. ...
  4. Avaliar o impacto da campanha na intenção de compra do produto ou serviço.
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O que diz o código 18 do Direito do Consumidor?

18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.
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