E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa. Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus.
“Usando a modelagem por computador, que analisou a parte de trás do Santo Sudário, eles descobriram que havia mais de duas marcas de abrasão no tecido; havia nove marcas de sangue que correspondem à túnica que Jesus usava. As marcas na túnica indicam um padrão cruzado, criado pela pressão de toda a cruz”.
Jesus cai pela segunda vez (Is 53, 4-6): Jesus, exausto, cai novamente sob o peso da Cruz. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém (Lc 23, 27-31): Jesus dirige palavras de conforto às mulheres que lamentam por ele. Jesus cai pela terceira vez (Is 53, 4-6): Jesus cai pela última vez antes de chegar ao Calvário.
Os judeus tinham lei antiga que proibia mais de 40 (quarenta) chibatadas. Os fariseus, para terem certeza que esta lei não seria desobedecida, ordenava apenas 39 chibatadas para que não houvesse erro na contagem.
E baseou-se no fato de que a parte horizontal pesava cerca de 22 quilos. A soma de ambas as partes tinha entre 80 e 90 quilos, o que tornaria impossível de ser carregada em uma longa caminhada — que, conforme seus estudos, teria sido de 8 quilômetros no caso de Jesus.
Porque saiu sangue e água quando o soldado perfurou Jesus?
Estando Jesus já morto e ainda pregado na cruz, diz o evangelista, um soldado aproximou-se, feriu-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água: a água, como símbolo do batismo; o sangue, como símbolo da eucaristia.
O que Jesus disse a Maria quando carregava a cruz?
Quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum. Junto da cruz de Jesus estavam Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala. Ao ver Sua mãe e junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua mãe».
Jesus levou 39 chicotadas, pois naquela época a lei judaica permitia os soldados darem 40 chicotadas, eles davam 1 a menos pois se dessem 1 chicotada a mais estavam sujeitos a sofrerem o juízo de Deus, cada chicote continha 12 pontas um sendo de ossos de animais e outro de chumbo,12 pontas X39 chicotadas...
Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34–37), na hora nona (três da tarde).
Qual o tamanho dos pregos que pregaram Jesus na cruz?
– Com os braços estendidos, mas não tensos, os pulsos eram cravados na cruz. Desta forma, os pregos de aproximadamente 12,5 centímetros eram provavelmente postos entre o rádio e os metacarpianos, ou entre as duas fileiras de ossos carpianos. Estes locais conseguiam sustentar o peso do corpo.
O que aconteceu com Pôncio Pilatos após a morte de Jesus?
Segundo Josefo, a sua destituição ocorreu porque ele reprimiu violentamente um movimento samaritano armado no Monte Gerizim. Ele foi enviado de volta a Roma pelo legado da Síria para responder por isso a Tibério, que, no entanto, havia morrido antes de sua chegada.
Quantos quilos pesava a cruz que Jesus carregou? Ele carregou a cruz do poste de flagelação até o lugar da crucificação. A cruz pesava mais de 300 libras (136 kg). Mas somente o patíbulo, parte horizontal, foi colocado sobre sua nuca, balançando sobre os dois ombros.
Em concreto armado e pedra-sabão, a estátua do Cristo Redentor, com 38 metros de altura, 28 metros de envergadura e 1.145 toneladas de peso, foi inaugurada a 710 metros do nível do mar.
A estátua, que representa o Cristo com braços abertos em forma de cruz, tem 30m de altura e base de 8m, totalizando 38m. A distância entre os dedos é de 30m, as mãos medem 3,2m, pesando 8 toneladas, e a cabeça mede 3,75m, pesando 30 toneladas. O peso total do monumento é de 1.145 toneladas.
É verdade que Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). Porém, o próprio Jesus caiu sob o peso da sua cruz, cansado, exausto e incapaz de dar mais um passo.
Jesus Cristo recebeu 39 chibatadas (o previsto na chamada Lei Mosaica²), o que equivale na prática a 117 golpes, já que o chicote tinha três pontas. As conseqüências médicas de uma surra tão violenta são hemorragias, acúmulo de sangue e líquidos nos pulmões e possível laceração no baço e no fígado.
Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso. É provável que Jesus, embora existissem outros motivos, não quisesse chamar Maria de mãe para o povo não a considerar a mãe de Deus nem a idolatrar.
A ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano; que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, no qual este corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma. Seu túmulo foi encontrado vazio no terceiro dia.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus carregou a cruz?
O episódio é mencionado, sem muitos detalhes, nos quatro evangelhos canônicos: Mateus 27:31–33, Marcos 15:20–22, Lucas 23:26–32 e João 19:16–18. Com exceção de João, todos incluem Simão Cireneu, que foi recrutado pelos soldados romanos para ajudar a carregar a cruz.
Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.
O soldado, convertido, teria abandonado o exército romano, transformando-se num monge a percorrer a região de Caiseri e a Capadócia, na atual Turquia. A tradição católica relata que Longuinho foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, teve seus dentes arrancados e a sua língua cortada.
Porque os judeus quebravam as pernas dos crucificados?
"Como normalmente levavam dias, em alguns casos o que os soldados faziam para acelerar a morte era golpear os joelhos e quebrar as pernas. Dessa forma, o condenado não conseguia elevar o corpo para respirar usando os músculos das pernas, isso fazia com que morressem em seguida”, contou Pérez.