O ideal é que o peso estimado de cada bebê esteja entre 1500 e 3500 gramas. Os dois bebês devem ter peso semelhante e o segundo não deve ser muito maior do que o primeiro. Por fim, em nascimentos muito prematuros o parto normal não é indicado em razão das altas chances de baixo peso.
Durante as últimas semanas de gravidez, os gêmeos continuarão acumulando camadas de gordura e ganhando peso. A maioria dos gêmeos nasce menor que os bebês solteiros: seu peso médio é de 2,3 kg.
Múltiplos: Os gêmeos são considerados “a termo” com 37 semanas, e o lanugo começa a desaparecer. De acordo com algumas estatísticas, 82% dos gêmeos pesam menos do que 3000 gramas ao nascer. O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer.
Qual é o máximo de semanas que uma gestação gemelar chega?
Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.
O parto normal para gêmeos é possível, desde que a posição das crianças esteja adequada, lembra o obstetra Domingos Mantelli: “O parto de gêmeos depende muito da posição em que os bebês estão: se estão os dois de cabeça para baixo, se estão sentados, um de cabeça para baixo e o outro sentado”.
Quanto tempo dura o parto normal de gêmeos? A duração do parto é variável, podendo durar de algumas horas ate mais de um dia. Durante todo este tempo é realizado monitoramento frequente do bem-estar da mãe e dos bebês.
Quando um óvulo é fecundado por um só espermatozoide e se divide em duas linhas de células completas, ele dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou ainda univitelinos. Sempre são do mesmo sexo.
As chances aumentam quando há mais de dois bebês. A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, aumento na pressão arterial da mulher e diabetes gestacional. Além disso pode ocorrer aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta.
Múltiplos: O trabalho de parto em gêmeos em geral começa antes de 37 semanas e 50% dos partos ocorrem entre 34 e 37 semanas. Você está pronta? 34ª Semana – gravidez passo a passo – A mamãe sente-se enorme e desajeitada agora.
O segundo gemelar tem uma chance maior de complicações possivelmente devido ao parto. Por essas razões, a gestação gemelar precisa ser acompanhada com mais cuidado (maior frequência de consultas e orientações) do que a gestação única.
“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
Também é recomendável confirmação de que não exista discordância, entre os pesos fetais, superior a 20%, especialmente quando o peso estimado do 2º gemelar é maior do que o do 1º feto. Não há contra indicação à indução do parto em gestações gemelares.
O peso médio ao nascer foi de 3.249 g. Considerando que esse peso refere-se apenas a gestações de termo (38 a 41 semanas) em mulheres normais, esse valor está bem abaixo do que se considera o melhor peso para o recém-nascido (3.500 a 4.000 g).
Mas eles ainda são muito pequenos, com cerca de 10 cm de comprimento. Nessa fase, fazer o ultrassom será emocionante, pois os pequenos estão ativos, já esticando as perninhas e dando chutinhos. As mãozinhas começam a se desenvolver também e podem ficar sobre o peito, e as unhas começam a nascer.
O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.
Embasado pela literatura médica, esse tempo costuma ficar em torno de até 32 semanas, no máximo 34, em casos de uma placenta e uma bolsa (gestação monocoriônica e monoamniótica).
Múltiplos: Gêmeos podem estar pesando cerca de 2750 gramas. O peso médio de nascimento de gêmeos está em torno de 2750 gramas por volta da 36ª a 37ª semana de gestação. No entanto, não se assuste se os seus pesarem 500 gramas a menos; isso pode ser possível e normal.
"A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, que é o aumento excessivo da pressão arterial da mãe e diabetes gestacional. Além disso, pode ocorrer aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta", pontua a especialista.
São eles: – Mulheres com idade até 35 anos podem ter até 2 embriões transferidos; – Mulheres entre 36 e 39 anos podem ter até 3 três embriões transferidos; – Mulheres com idade superior a 40 anos o limite é de 4 embriões transferidos.
Um estudo feito na Alemanha durante 15 anos (1990-2004) chegou a uma média de 13,5 minutos para partos normais de gêmeos. Os fatores que podem aumentar o tempo entre o parto de gêmeos foram diferença de peso, a prática de cesariana no segundo parto e outras complicações.
Sim! 😉 E está tudo bem também, mas como especialista em Gestação de alto risco posso afirmar que muitas vezes o parto normal é o caminho mais seguro e indicado.
“Os gêmeos podem vir da fecundação de mais de um óvulo que gera fetos geneticamente distintos (dizigóticos) ou da divisão da massa embrionária de um óvulo fecundado o que gera fetos geneticamente idênticos (monozigóticos)”, esclarece a médica.