Conclusão: Concluímos que os equipamentos de proteção contra quedas da Hércules podem ser utilizados por pessoas com mais de 100 kg, e recomendamos que seja respeitado o limite de 136 kg levando em consideração o peso do trabalhador e seus equipamentos.
Não existe um peso máximo previsto em lei; a informação de capacidade é um dado técnico de cada produto, e deve constar das especificações fornecidas pelo fabricante.
Alguns profissionais estabelecem como limite o IMC de 35 kg/m2. Outros, mais exigentes, estabelecem como limite o IMC igual ou superior a 30 kg/m2 (obesos de acordo com a Organização Mundial da Saúde).
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Talabartes em “Y” com absorvedor de impacto para restrição e retenção de quedas e movimentação horizontal e vertical em estruturas, para trabalhadores com peso desde 60 kg até 140 kg.
Pessoa com mais de 100Kg pode trabalhar em altura?
Pode um trabalhador com mais de 100kg usar cinto de segurança tipo paraquedista?
Os cinturões de segurança suportam o trabalhador com mais de 100 kg, porém se o sistema não for dimensionado para reduzir o impacto de uma queda, este poderá lesionar o trabalhador mesmo sem bater em nada durante a queda.
Qual é o limite de peso que um ponto de ancoragem deve suportar conforme a NR 35?
Carga mínima para Pontos de Ancoragem
Esse é um valor que, apesar de parecer alto, está abaixo do que é indicado pela Norma Regulamentadora, que pede 1500 quilos para um trabalhador e 2200 para dois – isso em cada ponto de ancoragem.
Qual o peso ideal para 1,60 m? O peso ideal para 1,60 m deve ser entre 47,4 kg e 63,7 kg, isso de acordo com o índice de massa corporal. Essa é a faixa de peso ideal para 1,60 feminino, ou seja, com IMC entre 18,6 e 24,9 kg/m². Uma mulher com resultado menor ou maior que esse é considerada fora do peso saudável.
Qual o limite de peso para que um trabalhador possa atuar num espaço confinado?
Depende do tipo de espaço confinado e das vias de acesso e saída. Sempre deve prevalecer o bom senso. Ninguém permitirá que um portador de obesidade mórbida, isto é, com Índice de Massa Corporal – IMC acima de 40 kg/m2 trabalhe num local de difícil acesso ou saída.
O cardiologista explica que o trabalhador com hipertensão, quando esta não estiver controlada, não pode trabalhar em altura, sob risco de queda, nem carregar excesso de peso.
Ou seja, é necessário cumprir três requisitos para que o trabalhador possa planejar ou executar o trabalho em altura: Que ele seja capacitado (submetido e aprovado em treinamentos inicial, periódico e eventual).
De conformidade com o art. 198 da CLT (decreto lei 5452/43), o peso máximo que um empregado pode remover é de 60 kg, dispondo de especificações em relação ao trabalho do menor e da mulher. Ainda em seu art.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda que, nas atividades em que o peso excede a 55 Kg, devem ser tomadas medidas o mais rapidamente para reduzi-lo.”
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Cabe, portanto, ao empregador adotar medidas de proteção para garantir a segurança do colaborador. Não há uma base legal que proíba trabalhadores com mais de 100 kg de executar um trabalho em altura, porém, deve-se considerar seu estado de saúde físico e mental e fatores externos.
35.5.1 Todo trabalho em altura deve ser planejado e organizado. c) medidas que minimizem as consequências da queda, quando o risco de queda não puder ser eliminado. 35.5.3 Todo trabalho em altura deve ser realizado sob supervisão, cuja forma é definida pela análise de risco de acordo com as peculiaridades da atividade.
Diversas doenças podem impedir a realização do trabalho em altura, porque afetam a disposição física, o equilíbrio e até mesmo o estado de consciência dos profissionais. Essas condições impeditivas podem incluir: Doenças da coluna. Deficiências visuais e auditivas.