“Para pessoas com a mobilidade mais sensível, como é o caso de idosos com mais de 70 anos, o recomendado é um porcelanato acetinado”, sugere. Christie também aponta que algumas linhas de porcelanato podem ser mais seguras, como as ABS e com grip.
Sua superfície conta com uma camada antiderrapante, de modo que é a opção mais segura para a sua casa. O produto da Duratex também tem uma camada de proteção ultra, com maior resistência ao contato com a água.
Piso vinílico de madeira: o mais comum e queridinho de muita gente, combina com quase qualquer estilo e deixa o ambiente mais aconchegante e confortável, com a vantagem de ser resistente à água. Piso vinílico decorado: com estampas diferentes, são ótimos para decorar cozinhas ou compor o estilo rústico.
Apesar de existir variados tipos de pisos de alta resistência, os que mais se destacam são o: Piso Epóxi, Piso Uretano e o Piso de Concreto. Todos são altamente resistentes, duráveis, resistindo a impactos e à ação de agentes agressivos.
7 Coisas Que Não Faria Na Minha Casa Novamente • Larissa Reis Arquitetura
O que não pode faltar na casa de um idoso?
As poltronas e cadeiras também devem ser escolhidas de acordo com as necessidades do idoso. O ideal é que sejam confortáveis e tenham braços, para facilitar o processo de se levantar e se sentar. A altura também requer atenção. Tudo deve ser pensado para garantir qualidade de vida e mobilidade.
Como deve ser a estrutura física da casa do idoso para proporcionar uma casa segura?
– deve-se ter corrimão dos dois lados, com início antes das escadas, para melhor apoio; – os móveis devem estar firmes e bem fixos, caso o idoso necessite se apoiar neles; – cadeiras e poltronas com braços oferecem maior apoio.
Granito. Esse material, formado a partir dos minerais, mica, quartzo e feldspato conta com uma grande durabilidade e sofisticação para os ambientes internos. Além da resistência, esse é um material que não arranha e pode ser polido diversas vezes, fazendo com que pareça novo ao longo dos anos.
O porcelanato não poderia ficar de fora da nossa lista, pois também é muito prático e fácil de higienizar. Basta passar uma vassoura de pelos, usar limpadores específicos e um pano macio para limpar e pronto!
Em 2024, podemos esperar ver uma combinação de diferentes texturas, cores e padrões em pisos vinílicos para criar looks únicos e personalizados. Misturar acabamentos foscos e brilhantes, misturar texturas de madeira e pedra ou incorporar detalhes metálicos pode adicionar profundidade e interesse visual ao piso.
Queridinho das casas no exterior, o piso aquecido também conquista cada vez mais espaço nas construções brasileiras atualmente. Isso porque ele promove o controle de temperatura dos ambientes, criando espaços aconchegantes, perfeitos para curtir os dias frios.
É uma opção que se adapta melhor ao banheiro. Não é tão escorregadio e tem menos brilho que o polido. Tem a vantagem de não refletir tanto as luzes, o que não cansa e deixa o piso mais aconchegante, além de oferecer maior resistência, principalmente aos riscos.
O piso vinílico hospitalar pode ser aplicado em ambientes como: recepção e áreas comuns; restaurantes, cantinas e cafeterias; corredores; sanitários; consultórios; quartos dos pacientes; salas de tratamento; unidades de esterilização; salas assépticas e de operações; áreas de diagnóstico por imagem; salas ...
Um quarto adaptado para idoso deve ser confortável. Como a pessoa pode passar a maior parte do dia nesse canto da casa, o ideal é que o ambiente seja bem ventilado. Por isso, o quarto deve ter janelas grandes. Esse detalhe garante um ambiente mais arejado durante o dia.
O piso para quarto laminado tem o melhor custo-benefício. Ele apresenta uma boa durabilidade e sua manutenção é prática para o dia a dia. Assim como o taco, o piso laminado para quarto não pode ser exposto à umidade.
Na hora de decorar a casa, o piso de madeira apresenta a grande vantagem de combinar com quase todas as cores. Esse material possibilita criar diversos ambientes com estilos mais modernos, sofisticados, vibrantes, neutros, monocromáticos, enfim, o que você preferir.
Normalmente, a melhor opção são pisos com tons de bege ou acinzentados, pois eles não dão destaque à sujeira. Porém, se a escolha ainda estiver entre o mais claro ou o mais escuro, isso ainda depende do material e tipo de cada piso.
A cor mais pedida é a bege, que combina com tudo e pode ser usada em qualquer cômodo da casa. O bege é um tom clássico, fácil de limpar no dia a dia e fica incrível com decorações mais neutras ou mais ousadas e chamativas. Outras cores de porcelanato são branco, preto, cinza, grafite, off-white e castanho.
Existem alguns fatores que devem ser observados para identificar se o piso é de boa qualidade. Um dos principais é a marca, pois saber a procedência do material indica quais são as suas propriedades. Outro ponto importante é verificar se a peça é resistente a impactos, lascamentos e manchas.
É bastante escorregadio, principalmente quando está molhado. Se for cerâmica de baixa qualidade, pode acabar lascando e se o piso não for instalado em uma superfície perfeitamente lisa, pode vir a rachar com o tempo. Por ser um piso frio, não traz conforto térmico como a madeira.
O polido, com sua superfície brilhante e sofisticada, é uma excelente escolha para ambientes internos que não estejam sujeitos a umidade, enquanto o acetinado oferece uma alternativa mais segura e prática, com um toque de personalidade e intimidade.
Uma casa ideal para idosos deve ter portas, vãos e corredores largos que possibilitem a passagem de uma cadeira de rodas tranquilamente. A largura ideal é de 90 cm e, de forma alguma, pode ser inferior a 80 cm.
Um passo importante para garantir uma casa segura para os idosos é eliminar qualquer obstáculo que possa representar um risco de queda. Por isso, verifique se os tapetes estão firmes e fixados no chão ou considere a substituição por pisos antiderrapantes.
Desse modo, é preciso que a cama para idoso tenha uma altura mais baixa que a tradicional, algo em torno de 45 a 65 centímetros. Isso é importante porque, para sustentar o corpo, se levantar e se deitar com mais segurança, o idoso precisa firmar o pé no chão, encostando todo o solado.