As palavras corretas são: hotéis (com acento) e ideia (sem acento). (1) As palavras oxítonas com os ditongos abertos terminadas em ei, eu ou oi continuam com o acento.
De acordo com as regras da Nova Ortografia, todas as palavras paroxítonas (aquelas que têm a penúltima sílaba tônica) perderam o acento dos ditongos abertos (aquelas com sequência de vogais pronunciadas com o timbre aberto, como "ói" em herói, e "éi" em hotéis).
O hostel é um tipo de hospedagem em que há diversas áreas compartilhadas para que os hóspedes possam interagir. Eles costumam ser mais baratos do que os hotéis, uma vez que é possível optar por um quarto com mais pessoas. Quartos com 4, 6 e até 10 camas são comuns nos hostels.
O motel surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1920 como uma acomodação de baixo custo e prática para viajantes. Daí, o neologismo que une as palavras "motor" e "hotel". Condensava o american way of life e o acesso ao consumo, ao automóvel e à mobilidade.
O nome veio da junção de duas palavras: motor e hotel. Sempre foi comum as pessoas viajarem longos trajetos de carro até lá. O motel oferecia aos motoristas opções mais baratas, seguras e confortáveis para descansarem à beira da estrada, uma maneira mais express.
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.
Geralmente, pousadas tendem a ser mais baratas, por serem estruturas mais intimistas e informais. Contudo, se a pousada tem uma estrutura maior, com mais recursos, ela pode demandar um investimento maior.
O custo-benefício de se hospedar no motel, muitas vezes, é bem mais vantajoso do que a opção de hotéis, principalmente para momentos de curta duração (como poucas horas ou um dia).