[ Construção ] Peça triangular ou em forma de L que serve de suporte a uma estrutura, por exemplo a um alpendre, a um beiral, a uma viga, a uma prateleira ou a um aparelho de ar condicionado. Plural: mãos-francesas. Origem etimológica:mão + francesa, feminino de francês. Plural: mãos-francesas.
Plural: diretores-presidente ou diretores-presidentes. Origem etimológica: director + presidente. Plural: directores-presidente ou directores-presidentes .
Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões). Por vezes há oscilações, como é o caso de ancião, que tem os três plurais: anciãos, anciães e anciões!
Respondendo a @gabriel Respodendo a pergunta de vocês: Qual o plural de ônibus? 🚌🚌 A resposta é simples: o plural de ônibus é ônibus mesmo, ou seja, não muda nada!
Pequeno prato sobre o qual se assenta a chávena ou a xícara. Sobrenome com esse significado. O plural de PIRES é PIRES. Exemplos de Pires no Brasil: Alexandre Pires, Domiciano Pires, Honoriana Pires, Natalina Pires e assim sucessivamente.
Um ponto importante é a distância entre uma Mão Francesa e outra, é aí que surge a dúvida muito comum, de quantas Mãos Francesas usar, isso depende muito do seu projeto. Por exemplo, quanto maior for a sua prateleira, mais mãos francesas serão necessárias, e a distância ideal entre cada uma é de em média 50 cm.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
A mão francesa comum apresenta apenas um suporte segurando a prateleira, formando uma espécie de L. Já a mão francesa dupla possui dois suportes paralelos, que formam um C invertido. Além desse fator, vale observar qual é o material da prateleira a ser instalada, tanto por questão estética, quanto funcional.
O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.
O plural de pôr do sol é pores do sol. No caso dessa locução, pôr não é considerada um verbo, pois tem função substantivada. Dessa forma, a formação do plural deve obedecer às regras aplicadas para palavras compostas unidas pela preposição “de”. Nesse caso, apenas a primeira palavra é colocada no plural.
Artefacto constituído por uma armação articulada que se pode abrir e fechar, coberta de tecido ou material afim, usado para resguardar do sol ou criar sombra e geralmente maior do que um guarda-chuva. Plural: guarda-sóis. Origem etimológica:forma do verbo guardar + sol. Plural: guarda-sóis.
E o plural? Quando a palavra é composta por uma forma verbal acompanhada de um nome ou adjetivo, como é o caso da palavra guarda-chuva, só o segundo elemento recebe variação. Essa variação na formação do plural acontece pelo acréscimo da letra “s”, assim sendo o plural correto de guarda-chuva é GUARDA-CHUVAS.