Existe alguma forma de distinguir a palavra pais (como sendo o pai e mãe) do plural de pai (pais). Por exemplo, na seguinte frase: "Os pais dos empregados são licenciados." Que pais são estes?
A palavra papais corresponde ao plural de papai e pode designar informalmente, no português do Brasil, quer mais do que um progenitor masculino (ex.: as crianças estavam com os papais e as mamães), quer um ou mais casais de pai e mãe (ex.: as crianças vieram com os papais).
Usarmos progenitores para significar o conjunto pai/mãe pode conduzir a interpretação errada, porque progenitores, embora apareça às vezes para significar o conjunto pai/mãe, o que é certo é que o significado verdadeiro é o de avós ou de antepassados.
Os substantivos terminados em -r, -z e -n formam o plural acrescentando -es ao singular (ex.: o mar – os mares; o rapaz – os rapazes; o abdómen – os abdómenes).
Sempre faço a analogia com o masculino para tirar dúvidas. Assim: “Parabéns aos papais”, porque a + os = aos. Se eu uso o artigo masculino, usaria também o feminino.
Vale registrar que o plural dePapai Noel/papai-noel(Papais Noéis/papais-noéis) segue a regra da formação do plural das palavras terminadas em-el, com sílaba tônica no final: troca-se o-lpor-is. “Adoro passar em frente àquela casa que tem vários papais-noéis na fachada, um diferente do outro.”
A forma papaispode ser [masculino e feminino plural de papal] , [masculino plural de papai] ou [segunda pessoa plural do presente do indicativo de papar] .
O aumentativo de pai é paizão, pela razão de a palavra derivar de uma forma base – pai – terminada em ditongo. A forma de valor aumentativo que se associa a estas palavras é o sufixo -zão./ PAÍS: paisÃO!
Qual o plural de arroz – arrozes ou arroz? A forma correta é arrozes. Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.
Se já são consideradas palavras da Língua Portuguesa, o plural dessas palavras deve seguir as mesmas regras do plural de todas as palavras terminadas em x: adiciona-se es. Portanto, o plural será faxes e xeroxes, por mais feio que essas palavras soem.
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.