A única forma correta de descrever o fruto das plantas leguminosas, como o feijão ou a soja, é “vagem”, com G. A vagem é uma espécie de pacotinho que essas espécies produzem, onde ficam armazenados seus grãos, entre elas o feijão, a lentilha e o amendoim.
A Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C. A Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C.
Botânica. Planta crucífera hortense (Brassica oleracea italica), de inflorescência comestível, parecida com a couve-flor. (Equivalente no português de Portugal: brócolos.)
A vagem é uma planta de climas quentes, ou seja, não suporta baixas temperaturas ou geadas. Por isso, é uma alternativa de cultivo interessante para quem vive em um país tropical, como o Brasil. Vale anotar que essa leguminosa se dá bem em temperaturas entre 20 e 25 ºC.
A vagem é uma hortaliça composta pela bainha (parte que envolve a semente) e semente ou grãos das plantas leguminosas do feijão e ervilha. Para ser considerada como legume, a vagem deve ser colhida antes que os grãos internos amadureçam. As variedades mais conhecidas são: vagem manteiga e vagem macarrão.
A vagem ou feijão-vagem é uma hortaliça originária da América Central. Foi levada para a Europa no século XVI, de onde foi difundida para outros continentes. Pertence à família Fabácea. O que diferencia o feijão-vagem dos outros feijões é o grão ser colhido ainda verde e ser consumido juntamente com a vagem.
Caminhão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual a origem da palavra caminhão? Caminhão, como se usa no Brasil (em Portugal prevaleceram as formas camião e camioneta/camionete), é adaptação do francês camion e camionette.
A vagem holandesa, também conhecida como vagem francesa, assemelha-se à variedade manteiga, é mais fina e verde escura quando madura e pouco fibrosa, o que a torna perfeita para cozimentos rápidos.
Em um trabalho publicado em 2006 por Ramos Junior et al., para uma produtividade média de 3060 kg/ha avaliando-se 15 cultivares distintas, observou-se a média de 18,4 vagens por planta e 5,3 grãos por vagem.
É uma verdura boa de fibra, necessária para o bom funcionamento dos intestinos, e também de vitaminas A, B e C. Dela aproveitam-se folhas e talos, crus, cozidos, refogados, em sopas, saladas, charutinhos.