Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Tem e vem, sem acento, são as 3.ªs pessoas do singular do presente do indicativo dos verbos ter e vir. Com acento circunflexo escrevem-se as do plural (eles, elas) têm, vêm. Esta é a ortografia oficial (acordo luso-brasileiro de 1945).
Segundo a Nova Ortografia, promulgada em 2009, os verbos conjugados na terceira pessoa do plural, terminados em -eem, não serão mais acentuados com o acento circunflexo.
Ambas as palavras estão corretas e são conjugações do verbo vir. O termo vem (sem acento) concorda com a terceira pessoa do singular, ou seja, é usado quando o sujeito da frase é “ele” ou “ela”. Já o termo vêm (com acento) é a conjugação da terceira pessoa do plural, concordando com os sujeitos “eles” e “elas”.
Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!”
Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse mesmo fato ocorre também com o verbo “vir”: Eles vêm da casa da avó.
Quando se usa “veem”? “Veem”, com duas vogais “e”, é a conjugação na 3ª pessoa do plural (eles/elas) do verbo ver. Portanto, trata-se da conjugação: “Eles/elas veem.”
A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Quando nos referimos a palavra VEM (sem acento), estamos aplicando a 3ª pessoa do singular do verbo VIR no presente do indicativo. Ex.: Ela vem trabalhar hoje. Já a forma VÊM (com o acento circunflexo), se refere à 3ª pessoa do plural. Ex.: Eles vêm ao clube.
Para a segunda pessoa do discurso (a pessoa com quem falamos), há duas formas. Se usarmos o “tu”, pegamos o presente do indicativo e retiramos o -s: “tu vens” passa a ser “vem (tu)”. Se formos usar o pronome você, formamos o imperativo exatamente como se forma o Presente do Subjuntivo: venha (ele/ela/você).
De acordo com o dicionário o verbo “ver” significa, entre outras definições, “perceber pela visão” ou “enxergar”. E, segundo a gramática normativa, quando o verbo “ver” estiver na terceira pessoa do plural, a escrita deve ser sem o acento circunflexo, isto é: veem.
E) O sucesso viria se ele se esforçasse um pouco mais. Resolução: Alternativa E. A forma verbal “viria” corresponde à 3ª pessoa do singular no futuro do pretérito do modo indicativo.
VIM é a primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: "eu VIM de longe...." O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”.
Em resumo: Vem (sem acento) indica sujeito no singular. Vêm (com acento) indica sujeito no plural. Tal como nos casos de Tem e Têm, é importante observar tais detalhes para evitar que a frase fique com grave defeito de concordância verbal.
A última reforma ortográfica, em vigência desde 2009, conhecida como Novo Acordo, eliminou o acento circunflexo das formas verbais paroxítonas que terminam com em. Como é o caso de creem, deem, descreem, leem, preveem, releem, reveem, veem.
Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.