Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.
Desta forma, a troca visa garantir que haja em seu imóvel a medição correta do volume de água que é consumido (uma vez que apenas registra o volume real de água que está sendo utilizado). O Inmetro, inclusive, recomenda que a troca do hidrômetro seja feita a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do equipamento.
Segundo a Portaria n° 155/22 do INMETRO, a precisão dos hidrômetros deve ser verificada em um prazo não superior a 7 anos, a partir do qual é recomendada a sua substituição.
Isso porque, como qualquer equipamento de precisão, os hidrômetros têm uma vida útil e se desgastam ao longo do tempo, comprometendo a capacidade de medição. Por isso, existe uma normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Inmetro que recomenda a troca desses equipamentos a cada cinco anos.
Se as leituras do hidrômetro estiverem apresentando valores inconsistentes ou não registrarem nenhum consumo de água mesmo quando o consumo está ocorrendo, é um indicativo de que o hidrômetro pode estar com problemas.
Um teste comum é fechar todas as torneiras e verificar se o mostrador do hidrômetro continua em movimento. Se ele continuar girando, isso pode indicar vazamentos internos na sua tubulação ou no próprio hidrômetro.
Para detectar problemas no hidrômetro, faça leituras regulares e compare-as com a medição oficial da concessionária. Se houver uma grande diferença, pode ser que o hidrômetro esteja com defeito ou ocorrendo um vazamento no imóvel.
Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.
Normalmente, a substituição ou reparo do hidrômetro é realizado pela concessionária, sem custo adicional para o consumidor, desde que o problema não tenha sido causado por mau uso ou dano intencional.
O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal. Consumidor pleiteou a declaração de nulidade de duas faturas referentes ao fornecimento de água em sua residência.
Quando o relógio de água não para de girar, o que fazer?
Verifique a bateria
O primeiro passo é verificar se a bateria do relógio está em boas condições. Caso ela esteja fraca ou descarregada, é possível que o relógio apresente comportamentos estranhos, como parar ou girar sem parar. Nesse caso, basta substituir a bateria por uma nova e verificar se o problema foi resolvido.
Sou obrigada a deixar colocar hidrômetro na minha casa?
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que determina que as construtoras instalem equipamentos para a aferição do consumo individualizado de água nas futuras edificações residenciais e comerciais.
O processo de solicitação de troca do hidrômetro da Sabesp e de outras concessionárias de água deve feito pelos canais de atendimento dessas empresas. Além disso, a responsabilidade pela manutenção do aparelho é do proprietário, e tanto ele, quanto o funcionário da abastecedora local podem solicitar essa substituição.
Geralmente, uma instalação de um hidrômetro individual pode custar entre 350 e 700 reais, incluindo a mão de obra e o aparelho. Contudo, esse valor pode mudar de acordo com a complexidade do processo e a quantidade de contadores a serem instalados.
A troca dos hidrômetros analógicos é feita quando o aparelho chega a marca dos 1.200 metros cúbicos acumulados. Devido o desgaste normal que todo hidrômetro sofre, o seu funcionamento fica comprometido e isso pode gerar desperdício de água e vazamentos.
É obrigatória a instalação de hidrômetros individualizados para cada unidade habitacional, nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais. Art.
É da concessionária a obrigação pela instalação do hidrômetro, e a cobrança, no caso de inexistência do referido aparelho, deve ser cobrada pela tarifa mínima. Portanto, é indevida a cobrança de consumo por estimativa!
Como saber se há vazamentos no imóvel ou se é um defeito no hidrômetro? A melhor maneira de fazer isso é contratando técnicos de caça-vazamentos para saber se há ou não avarias hidráulicas no local.
Sou obrigada a aceitar o hidrômetro das águas do rio?
Atualmente o regulamento em vigor é categórico ao dizer que a Águas do Rio deve fazer a instalação do hidrômetro sem a cobrança de qualquer custo para o consumidor. Essa regra é clara e não dá margem a interpretações.
A água não tem validade. No ambiente natural, ela pode permanecer por vários anos ainda potável. O prazo de validade impresso tem a ver com a garrafa, que muitas vezes é de plástico. Com o passar do tempo, a embalagem libera substâncias químicas ou entrar em decomposição.
Fique tranquilo que vamos ajudar você. A primeira coisa que você precisa observar é a mudança dos algarismos pretos, que indicam a evolução do consumo. Se, ao longo de 30 dias, o número passou de 3513 para 3534, significa que o consumo de água no período foi de 21 m3.
No hidrômetro deve-se ler os algarismos pretos e desprezar os outros. Exemplo: a leitura do mostrador é de 4.933 metros cúbicos (m³). Atenção: Cada metro cúbico (m³) corresponde a 1.000 litros. A leitura anterior pode ser vista na sua fatura do mês anterior.
De acordo com o advogado especialista em direito imobiliário, Ilmar Muniz, a responsabilidade por qualquer vazamento é exclusivamente do consumidor, não cabendo, portanto, nem contestação, nem a cobrança da conta pela média mensal.