O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.
Como conservar o saco de cimento para não estragar não?
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.
Para dimensionar o estoque de cimento ensacado, deve-se atentar para que seu prazo de validade não seja ultrapassado. Aconselha-se seu uso no prazo de 90 dias a partir da data de fabricação que consta na embalagem.
Se os grumos não desmancharem, significa que realmente parte do cimento está hidratada. Um ensaio simples e rápido de executar em laboratório é o de Perda ao Fogo (P.F.). Este ensaio consiste em aquecer o cimento e verificar a perda de massa em porcentagem.
Uma vez que a resistência do concreto está diretamente proporcional à relação água/cimento. Prazo de validade: o concreto usinado, no Brasil, tem um prazo máximo de 2,5h de validade, podendo ser estendido com a utilização de aditivos.
É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento. Mesmo assim, o cimento que passar pela peneira só poderá ser utilizado em serviços que não tenham função estrutural.
Os sacos de cimento devem sempre ser estocados em local coberto, livre de umidades e com ventilação abundante. Seu armazenamento se dá sobre paletes ou ripas de madeira sem farpas e pregos, que danificam a sacaria. O ideal é que sejam empilhados, no máximo, oito sacos em cruz, sobre cada palete.
Sendo assim possível considerar finalmente que a utilização do concreto vencido diminui a resistência à compressão e provoca a perda de desempenho do elemento estrutural que, inevitavelmente, precisará de reforço para sua reabilitação.
É bastante simples. Após o corte correto do saco, para não estragar ou espalhar pequenos resíduos de papel (além de não desperdiçar cimento), as embalagens devem ser separadas dos outros resíduos e lavadas em um tanque com água de chuva, por exemplo.
As manchas podem ser indício de oxidação nas armaduras. A corrosão no concreto armado, normalmente, acontece em áreas mais expostas à umidade e aos agentes agressivos, ou em estruturas com muitas falhas, como ninhos de concretagem que, pela alta porosidade local, acabam por facilitar a penetração de agentes agressivos.
Vale ressaltar que não se deve deixar a argamassa armazenada por mais de 30 dias, portanto, deve-se sempre verificar a validade e o estado da embalagem, e se certificar de que o produto utilizado é o que está a mais tempo armazenado, para que não haja desperdício.
Quanto tempo leva para o saco de cimento endurecer?
Em geral e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs os revestimentos de base cimento já estarão secos, podendo se estender até 72hs naturalmente.
Por isso, o cimento deve ser estocado em local seco, coberto e fechado, bem como afastado do chão, do piso e das paredes externas ou úmidas, longe de tanques, torneiras e encanamentos, ou pelo menos separado deles.
O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
– Para conservar o cimento aberto por um período maior, retire-o da embalagem e coloque em um balde de plástico com a tampa muito bem fechada e sem contato com o ar; – Outra maneira de conservar o cimento e colocá-lo em sacos plásticos bem vedados.
Vamos lá? - Mantenha sempre o material na embalagem original e fechado, pois isso evita o endurecimento precoce da massa; - Coloque as pilhas de sacos sobre palhete, isso evita uma possível umidade e contato direto com o chão; - Sempre separe por tipo de material, pois você pode se confundir com os nomes parecidos (AC- ...
Remocon®-Ultra é um líquido ecológico com capacidade e a facilidade de remover a pasta de cimento endurecida em ferramentas, equipamentos e limpezas de pisos. Remocon®-Ultra é um líquido verde claro que quando aplicado sobre o concreto, dissolve o cimento, transformando-o em uma pasta de fácil remoção.
O concreto pode ser reciclado nas Usinas de Reciclagem de RCD, onde é transformado em matéria-prima secundária, como areia e brita, por exemplo. Assim, o material pode ser reutilizado nos chamados agregados, como tijolos e blocos. A principal desvantagem ambiental desse processo é que ele requer um grande uso de água.
👉 Ao falar sobre o armazenamento do cimento, o primeiro passo é expor que ele é um produto higroscópico, ou seja, que absorve a umidade com muita facilidade. Desta forma, quando a umidade do ar está muito alta ou quando acaba sendo molhado, acontece o empedramento do cimento.
O concreto possui um prazo de validade? A resposta para esta pergunta é sim, visto que o concreto é um material perecível, a NBR 7212 – Concreto Dosado em Central, estabelece que a partir do momento que o concreto é produzido, este possui um prazo de transporte e lançamento de 150 min (02:30).
A norma NBR 7212 especifica um tempo máximo de mistura, transporte e descarga do concreto, porém, na prática, muitas vezes, ocorrem situações onde caminhões ficam carregados com concreto por 4 ou 5 horas, em função de atrasos no transporte ou na descarga, caracterizando um tempo bem acima do limite especificado pela ...